A existência dos Anjos: uma verdade de fé
A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de Anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.
Quem são os Santos Anjos?
S. Agostinho diz a respeito deles: "Anjo(mensageiro) é designação de encargo, não de natureza, é um espírito; enquanto Anjo, por aquilo que faz". Por todo o seu ser, os Anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam"constantemente a face de meu Pai que está no Céus"(Mat18,10), são "poderosos executores da sua Palavra, obedientes ao som da Sua Palavra"(Sal 103,20)
Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas imortais e pessoais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória.
Cristo com todos os Seus Anjos
Cristo é o centro do mundo angélico.São os Seus Anjos "Quando O Filho do Homem vier na glória com todos os Seus Anjos..."(Mat 25,31). São Seus porque criado por Ele e para Ele: "Pois foi Nele que foram criadas todas as coisas, nos Céus e na Terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos , Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele"(Cl1,16). São Seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros do Seu projeto de Salvação. "Porventura, não são eles espírito servidores, enviados ao servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a Salvação?"(Hb1,14).
Eles aí estão, desde a criação, e ao longo de toda a História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta Salvação e servindo ao desígnio divino da sua realização: fecham o paraíso terrestre, protegem Lot, salvam Agar e seu filho, seguram a mão de Abraão, a lei é comunicada por mistério deles, conduzem o povo de Deus anunciam nascimentos e vocações, assistem aos profetas, para citarmos apenas alguns exemplos.
Finalmente é o Anjo Gabriel que anunciam o nascimento do Precursor e o próprio Jesus.
Dese a Encarnação até à Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada de adoração e do serviço dos Anjos. Quando Deus introduziu o Primogênito no mundo, diz: "Adorem-no todos os Anjos de Deus"(Hb1,6). O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja:'Glória a Deus...'(Lc2,14). Protegem a infância de Jesus, servem Jesus no deserto, reconforta-O na agonia, embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos, como outrora em Israel.
São ainda os Anjos que evangelizam(Lc2,10), anunciam a Boa Nova da Encarnação e da Ressurreição de Cristo. Estarão presentes no retorno de Cristo, que eles anunciam, a serviço do juízo que O Próprio Cristo pronunciará.
Os Anjos na vida da Igreja
Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misericordiosa e poderosa dos Anjos.
Na sua liturgia a Igreja se associa aos Anjos para adorar a Deus três vezes Santo; ela invoca a sua assistência (assim no nós "Nós vos suplicamos..." do Cânone Romano o ou no "Para o Paraíso te levem os Anjos", da Liturgia dos defuntos, ou ainda no" hino querubínico" da Liturgia bizantina), festeja mais particularmente a memória dos Arcanjos(S. Miguel, S. Gabriel, S. Rafael) e os Anjos da Guarda.
Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão."Cada fiel é ladeado por um Anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida". Ainda na Terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos Anjos e dos homens, unidos em Deus.
A queda dos Anjos
Por trás da opção da desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora, que se opõe a Deus, e que, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a tradição da Igreja vêem neste ser um Anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo. A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um Anjo bom, criado por Deus.
Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em sua natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa.
A Escritura fala de um pecado desses Anjos.Esta "queda" consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e ao Seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: "E vós sereis como deuses"(Gn 3,5). O Diabo é "pecador desde o princípio"(I Joa 3,8), "pai da mentira"(Joa 8,44).
É o caráter irrevogável da sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos Anjos não possa ser perdoado. "Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe arrependimento para o homens depois da morte".
A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de "o homicida desde o princípio"(Joa 8,44), e que até chegou atentar desviar Jesus de Sua missão recebida do Pai. "Para isto é que o Filho de Deus de manifestou: para destruir as obras do Diabo"(I Joa 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas consequências, foi a sedução mentirosa que induziu o homem a desobedecer a Deus.
Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espirito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atui no mundo por ódio contra deus e o Seu Reino em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos- de natureza espiritual, indiretamente, até de natureza física- para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permição Divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas, " nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que O amam" (Rm8,28).
Considerações de alguns Santos sobre os Santos Anjos
"Grande é a dignidade das almas humanas, pois cada alma tem um Anjo destinado à sua guarda desde o instante de seu nascimento."
São Jerônimo
"Apenas começa o sacerdote o Santo Sacrifício da Missa, logo baixam das alturas multidões de espíritos bem-aventurados. Vestem candidíssima roupagem e trazem os pés descalços. Junto ao altar eles se põem em círculo. E com grande veneração, sossego e silêncio assistem, de fronte inclinada, ao sublime, ao sublime mistério. Chegado o momento da comunhão cercam reverentes o bispo, os sacerdotes e os diáconos que distribuem aos fiéis o preciosíssimo Corpo e Sangue do Salvador".
São João Crisóstomo
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