Padrinhos

Toda comunidade quando concebida necessita de pessoas que sejam exemplos de vida a serem seguidos. Quando a Comunidade Sol de Deus nasceu, escolheu como exemplos de fé a serem seguidos, cristãos de nossa  amada Igreja, que com suas vidas testemunharam e vivenciaram a santidade e o amor a Cristo.

São eles: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José, Santa Faustina, São Pio.

NOSSO PADRINHO SÃO PIO DE PIETRELCINA

    Canonizado pelo Papa João Paulo II em junho de 2002, este sacerdote capuchinho, nasceu em Pietrelcina _ Itália em 25 de maio de 1887.

Aos 16 anos, entrou no Convento dos Capuchinhos e em 10 de agosto de 1910, foi ordenado sacerdote. Este Santo sacerdote dedicava maior parte do seu tempo, a atendimento de confissão, pois era procurado todos os dias, por peregrinos do mundo inteiro e por sua fidelidade e zelo, foi responsável pela salvação de muitas almas para Deus.

 Testemunho de um filho espiritual de Pe Pio:

"No coração humano não havia segredos para Pe Pio. Por isso mesmo era que todos, grandes e pequenos, se sentiam intimidados diante dele.Pela mesma razão é que eu me sentia sempre tomado de um certo e invensível temor ao encontrá-lo seja onde for. Há 10 anos que eu via o Pe Pio quase todos os dias e ainda não conseguia estar em sua presença, plenamente tranquilo e a vontade!
     Por vezes, na confissão, o Padre ajudava a tirar as castanhas do braseiro, como se diz na linguagem familiar. Ele enumerava os pecados do penitente e chegava até a indicar as circunstâncias exatas em que foram cometidos; e, se o penitente esquecia qualquer falta, não era raro ser Pe Pio que o recordava. Outras vezes até fazia  o diagnóstico de doenças físicas e indicava o remédio eficaz, melhor que um especialista.
    Talvez julgueis serem exageradas estas afirmações. Permita Deus que os seguintes fatos, de que eu mesmo fui protagonista e testemunha, consigam dissipar tais suspeitas.
     Não se pode dizer que Pe Pio fosse homem de boa saúde; afligiam-no permanentemente males misteriosos, que os médicos não sabiam definir e que chegava a impedi-lo de exercer o ministério sacerdotal. Andava com frequência adoentado e os estigmas, que se lhe imprimiram na carne, provocavam dores incríveis. Tudo isso naquela idade avançada, foi causa, de uma inquietação que me afligia sem cessar. Quantas vezes eu dizia a mim mesmo: 'acabou-se; o Padre vai deixar-nos. E, se ele morre, que será de seus filhos espirituais? Que será de mim?'  Ora, um dia, devia ausentar-me; fui pedir-lhe a bênção. Notei, surpreendido que o Padre me olhava com um sorriso enigmático, meio trocista. Desordenado, perguntava-me o que significaria tal atitude. Deu-me  a resposta uma exclamação jovial do religioso que, ao mesmo tempo me sobressaltou: "Quem sabe se nós nos tornamos a ver quando regressares?" Bem se vê que o Padre percebera no meu coração a ansiedade que me atormentava.
    Pedia-lhe de outra vez, que me obtivesse de Deus uma graça considerada por mim de suma importância. Assegurou-me que a conseguiria, mas depois de um período de provas e humilhações e com a condição de perseverar paciente e confiante. Os anos foram passando e tal graça não me era concedida. Ter-se-á o Padre enganado ao prometer-ma?... Terá ele entendido bem o meu pedido?... Num momento de tal fraqueza e desânimo , escaparam-me certas palavras e gestos, em total desarmonia com a paciência e esperança que o Padre me recomendara. Arrependi-me logo desta minha atitude e resolvi até pedir perdão, indo procurar o religioso na sacristia, na manhã seguinte para confessar-me.
   "Que vens fazer? Vai-te embora! Não tenho tempo a perder!" O Padre Pio nem se quer me deixara abrir a boca. Quem podia ter dito ao Padre o que dele eu pensara na espera? Nunca na minha vida havia chorado tanto quanto neste dia. Mais tarde ele justificou a sua atitude com estas palavras:"Não compliquemos as coisas com estas tuas desconfianças. És como escaravelho, que tanto quer empurrar a bola que, de repente, a deixa escapar e perde o caminho andado!". 
    Neste tempo da minha vida, sucedia-me refletir sobre os efeitos e benéficos das provações: "o Pe Pio quer que eu vá me enriquecendo de virtudes, isto é, vai me exercitando na paciência, sujeitando-me a contrariedades e humilhações frequentes". Efetivamente eu precisava muito desta aprendizagem salutar, em vista de meu caráter, da falta de resignação e do violento orgulho que me predominavam.
    Se os homens de Deus podem revelar os segredos do coração humano, isso se deve às misteriosas sugestões dos Santos Anjos..."
Fonte:"Esta é a hora dos Anjos" - Giovanni P. Siena     

    Recebeu em seu corpo os estigmas de Cristo, e na véspera de sua morte, dia 22 de setembro de 1968, celebrou-se solenemente, o 50° aniversário dos estigmas recebidos por Padre Pio.



FRASES DO NOSSO QUERIDO SÃO PIO

"Não desejo outra coisa que não seja morrer ou amar a Deus: ou a morte ou o amor, uma vez que a vida sem esse amor é pior que a morte; para mim seria mais insustentável que a vida presente". (Epistolário, 841)

“Dirás tu o mais belo dos credos quando houver noite em redor de ti, na hora do sacrifício, na dor, no supremo esforço duma vontade inquebrantável para o bem. Este credo é como um relâmpago que rasga a escuridão de teu espírito e no seu brilho te eleva a Deus”.

“O amor é a rainha das virtudes. Como as pérolas se ligam 
por um fio, assim as virtudes, pelo amor. Fogem as pérolas quando se rompe o fio. Assim também as virtudes se desfazem afastando-se o amor”.

“É preciso amar, amar e nada mais”.

“Quando Jesus vem a nós na santa comunhão, encontra alegria em Sua criatura. Por nossa parte, procuremos Nele a nossa alegria”.

"Quando te encontrares diante de Deus, na oração considera-te banhado na luz da verdade, fala-lhe se puderes, deixa simplesmente que te veja e não tenhas preocupação alguma”.

“Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus”.

“O verdadeiro servo de Deus é aquele que usa a caridade para com seu próximo, que está decidido a fazer a vontade de Deus a todo custo, que vive em profunda humildade e simplicidade”.

“O trabalho é tão sagrado como a oração”.

“A maior alegria de um pai é que os filhos se amem, formem um só coração e uma só alma. Não fostes vós que me escolhestes, mas o pai celeste que, na minha primeira missa, me fez ver todos os filhos que me confiava”.

 Rezai e continuai a rezar para não ficardes entorpecidos”.

“As almas! As almas! Se alguém soubesse o preço que custam”.

“O homem sem Deus é um ser mutilado”.

“O temor e a confiança devem dar as mãos e proceder como irmãos. Se nos damos conta de que temos muito temor devemos recorrer à confiança. Se confiamos excessivamente devemos ter um pouco de temor”.

 “O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade.”

“Deus é servido apenas quando é servido de acordo com a Sua vontade.”

“Tenhamos sempre horror ao pecado mortal e nunca deixemos de caminhar na estrada da santa eternidade.”

 “O Senhor sempre orienta e chama; mas não se quer segui-lo e responder-lhe, pois só se vê os próprios interesses. Às vezes, pelo fato de se ouvir sempre a Sua voz, ninguém mais se apercebe dela; mas o Senhor ilumina e chama. São os homens que se colocam na posição de não conseguir mais escutar.”

"Por que a tentação passada deixa na alma uma certa perturbação? perguntou um penitente a Padre Pio. Ele respondeu: “Você já presenciou um tremor de terra? Quando tudo estremece a sua volta, você também é sacudido; no entanto, não necessariamente fica enterrado nos destroços!”

“Como é belo esperar!”

“Para mim, Deus está sempre fixo na minha mente e estampado no meu coração.”

“Ouço interiormente uma voz que constantemente me diz: Santifique-se e santifique!”

“Subamos sem nos cansarmos, sob a celeste vista do Salvador. Distanciemo-nos das afeições terrenas. Despojemo-nos do homem velho e vistamo-nos do homem novo.
Aspiremos à felicidade que nos está reservada.”

 “Comunguemos com santo temor e com grande amor.”

“Nossa Senhora recebeu pela inefável bondade de Jesus a força de suportar até o fim as provações do seu amor. Que você também possa encontrar a força de perseverar com o Senhor até o Calvário!"

“Tente percorrer com toda a simplicidade o caminho de Nosso Senhor e não se aflija inutilmente.”

“O medo excessivo nos faz agir sem amor, mas a confiança excessiva não nos deixa considerar o perigo que vamos enfrentar”.

“Onde não há obediência, não há virtude. Onde não há virtude, não há bem, não há amor; e onde não há amor, não há Deus; e sem Deus não se chega ao Paraíso. Tudo isso é como uma escada: se faltar um degrau, caímos”.

 “O Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas.”

 “Quanto mais se caminha na vida espiritual, mais se sente a  paz que se apossa de nós.”

 “Deve-se caminhar em nuvens cada vez que se termina uma confissão!”

“Lembre-se de que você tem no Céu não somente um pai, mas também uma Mãe”.

“O amor nada mais é do que o brilho de Deus nos homens”.

“O passado não conta mais para o Senhor. O que conta é o presente e estar atento e pronto para reparar o que foi feito.” 

“Se você fala das próprias virtudes para se exibir ou para vã ostentação perde todo o mérito.”

 Um filho espiritual perguntou a Padre Pio: Como posso recuperar o tempo perdido? Padre Pio respondeu-lhe “Multiplique suas boas obras!”

“Diga ao Senhor: Faça em mim segundo a Tua vontade, mas antes de mandar-me o sofrimento, dê-me forças para que eu possa sofrer com amor.”.


 “Feliz a alma que atinge o nível de perfeição que Deus deseja!”

“Proponha-se a exercitar-se nas virtudes”.

“A sua casa deve ser uma escada para o Céu”.

“Quem te agita e te atormenta é o demônio.Quem te consola é Deus”!

 “Agradeça sempre ao Pai eterno por sua infinita misericórdia”.

 “É loucura fixar o olhar no que rapidamente passa”.

“Amar significa dar aos outros – especialmente a quem precisa e a quem sofre – o que de melhor temos em nós mesmos e de nós mesmos; e de dá-lo sorridentes e felizes, renunciando ao nosso egoísmo, à nossa alegria, ao nosso prazer e ao nosso orgulho”

“Seja paciente e espere com confiança o tempo do Senhor”.

“Invoquemos sempre o auxílio de Nossa Senhora.”

“No juízo final daremos contas a Deus até de uma palavra inútil que tenhamos dito.”


“Para consolar uma alma na sua dor, mostre todo o bem que ela ainda pode fazer”.

“Apóie-se, como faz Nossa Senhora, à cruz de Jesus e nunca lhe faltará conforto”.

“Se precisamos ter paciência para suportar os defeitos dos outros, quanto mais ainda
precisamos para tolerar nossos próprios defeitos!”

“Enquanto estivermos vivos sempre seremos tentados. A vida é uma contínua luta. Se
às vezes há uma trégua é para respirarmos um pouco.”

“Que Maria sempre enfeite sua alma com as flores e o perfume de novas virtudes e coloque a mão materna sobre sua cabeça. Fique sempre e cada vez mais perto de nossa Mãe celeste, pois ela é o mar que deve ser atravessado para se atingir as praias do esplendor eterno no reino do amanhecer.”

“Meu Deus, perdoa-me. Nunca Te ofereci nada na minha vida e, agora, por este pouco que estou sofrendo, em comparação a tudo o que Tu sofreste na Cruz, eu reclamo injustamente!”

“Os talentos de que fala o Evangelho são os cinco sentidos, a inteligência e a vontade. Quem tem mais talentos, tem maior dever de usá-los para o bem dos outros.”

“Pobres e desafortunadas as almas que se envolvem no turbilhão de preocupações deste mundo. Quanto mais amam o mundo, mais suas paixões crescem, mais queimam de desejos, mais se tornam incapazes de atingir seus objetivos. E vêm, então, as inquietações, as impaciências e terríveis sofrimentos profundos, pois seus corações não palpitam com a caridade e o amor. Rezemos por essas almas desafortunadas e miseráveis, para que Jesus, em Sua infinita misericórdia, possa perdoá-las e conduzi-las a Ele.”

“Um dia você verá surgir o infalível triunfo da justiça Divina sobre a injustiça humana”.

“Há duas razões principais para se orar com muita satisfação: primeiro para render a Deus a honra e a glória que Lhe são devidas. Segundo, para falar com Ele e ouvir a Sua voz por meio das Suas inspirações e iluminações interiores.”

“O meu passado, Senhor, à Tua misericórdia. O meu Presente, ao Teu amor. O meu futuro, à Tua Providência.”

 “Quando fizer o bem, esqueça. Se fizer o mal, pense no que fez e se arrependa.”

“Se quiser me encontrar, vá visitar Jesus Sacramentado; eu também estou sempre lá.”

“Pense em Jesus flagelado por amor a você, e ofereça com generosidade um sacrifício a Ele”.

“Devemos odiar os nossos pecados, visto que o amor ao Senhor significa paz”.

 “Temos muita facilidade para pedir, mas não para agradecer”.

“Peçamos a São José o dom da perseverança até o final”.

“O mais belo Credo é o que se pronuncia no escuro, no sacrifício, com esforço”.

“É na dor que o amor se torna mais forte.”

“Padre Pio disse a um filho espiritual: Trabalhe! Ele perguntou: No que devo trabalhar, Padre? Ele respondeu: Em amar sempre mais a Jesus!”

“O demônio é forte com quem o teme, mas é fraquíssimo com quem o despreza.”

“Quando ofendemos a justiça de Deus, apelamos à Sua misericórdia. Mas se ofendemos a Sua misericórdia, a quem podemos apelar? Ofender o Pai que nos ama e insultar quem nos auxilia é um pecado pelo qual seremos severamente julgados.”

“A sua função é tirar e transportar as pedras, e arrancar os espinhos. Jesus é quem semeia, planta, cultiva e rega. Mas seu trabalho também é obra de Jesus. Sem Ele você nada pode fazer.”


 “Deus sempre nos dá o que é melhor para nós.”

"A firmeza de todo o edifício depende da fundação e do teto!"

“O grau sublime da humildade é não só reconhecer a abnegação, mas amá-la.”

“Você deve ter sempre prudência e amor. A prudência tem olhos; o amor tem pernas. O amor, como tem pernas, gostaria de correr a Deus. Mas seu impulso de deslanchar na direção dEle é cego e, algumas vezes, pode tropeçar se não for guiado pela prudência, que tem olhos.”

 “Façamos o bem, enquanto temos tempo à nossa disposição. Assim, daremos glória ao nosso Pai celeste, santificaremos nós mesmos e daremos bom exemplo aos outros.”

“Seja paciente nas aflições que o Senhor lhe manda.”

“Viva sempre sob o olhar do Bom Pastor e você ficará imune aos pastos contaminados.”

“Lembre-se de que os santos foram sempre criticados pelas pessoas deste mundo, e puseram sob seus pés o mundo e as suas máximas .”

“Esforce-se, mesmo se for um pouco, mas sempre…”

“Todas as pessoas que escolhem a melhor parte (viver em Cristo) devem passar pelas dores de Cristo; algumas mais, algumas menos…”

“Que Jesus o mergulhe no esplendor da Sua imortal juventude.”

“Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo.”

“Para que se preocupar com o caminho pelo qual Jesus quer que você chegue à pátria celeste – pelo deserto ou pelo campo – quando tanto por um como por outro se chegará da mesma forma à beatitude eterna?”

“Para consolar uma alma na sua dor, mostre-lhe todo o bem que ela ainda pode fazer.”

“A caridade é o metro com o qual o Senhor nos julgará.”

 “Deus não opera prodígios onde não há fé.”

 “Não nos preocupemos quando Deus põe à prova a nossa fidelidade. Confiemo-nos à Sua vontade; é o que podemos fazer. Deus nos libertará, consolará e encorajará.”

 “Caminhe com alegria e com o coração o mais sincero e aberto que puder. E quando não conseguir manter esta santa alegria, ao menos não perca nunca o valor e a confiança em Deus.”

 “Que Nossa Mãe do Céu tenha piedade de nós e com um olhar maternal levante-nos, purifique-nos e eleve-nos a Deus.”

“Não há nada mais inaceitável do que uma mulher caprichosa, frívola e arrogante, especialmente se é casada. Uma esposa cristã deve ser uma mulher de profunda piedade em relação a Deus, um anjo de paz na família, digna e agradável em relação ao próximo.”

“Nossa Senhora está sempre pronta a nos socorrer, mas por acaso o mundo a escuta e se emenda?” 

“Seja grato e beije docemente a mão de Deus. É sempre a mão de um pai que pune porque lhe quer bem”

“Você teme um homem, um pobre instrumento nas mãos de Deus, mas não teme a justiça divina?”
 “A divina bondade não só não rejeita as almas arrependidas, como também vai em busca das almas teimosas”.

“Pode-se manter a paz de esp o seu coração e o faça cada vez mais digno de seus divinos dons."

 “O Coração de Jesus não deixará cair no vazio a nossa oração se ela for plena de fé e de confiança.”

“A pessoa que nunca medita é como alguém que nunca se olha no espelho e, assim, não se cuida e sai desarrumada. A pessoa que medita e dirige seus pensamentos a Deus, que é o espelho de sua alma, procura conhecer seus defeitos, tenta corrigi-los, modera seus impulsos e põe em ordem sua consciência.”

“É sempre necessário ir para a frente, nunca para trás, na vida espiritual. O barco que pára em vez de ir adiante é empurrado para trás pelo vento.”

“Não sejamos mesquinhos com Deus que tanto nos enriquece.”

“O amor tudo esquece, tudo perdoa, sem reservas.”

 “Reze pelos infiéis, pelos fervorosos, pelo Papa e por todas as necessidades espirituais e temporais da Santa Igreja, nossa terna mãe. E faça uma oração especial por todos os que trabalham para a salvação das almas e para a glória do nosso Pai celeste.”

“Se você não entrega seu coração a Deus, o que lhe entrega?”

“Você deve seguir outra estrada. Tire de seu coração todas as paixões deste mundo, humilhe-se na poeira a e mais aceita a Nossa Senhora do que o Rosario?”

“A ingenuidade e’ uma virtude, mas apenas ate certo ponto; ela deve sempre ser acompanhada da prudência. A astúcia e a safadeza, por outro lado, são diabólicas e podem causar muito mal.”

“Cada Missa lhe obtém um grau mais alto de gloria no Céu!”

“Se você tem dúvidas sobre a fé é exatamente porque tem fé!”

“A prática das bem-aventuranças não requer atos de heroísmo, mas a aceitação simples e humilde das várias provações pelas quais a pessoa passa.”

“Quando o dia seguinte chegar, ele também será chamado de hoje e, então, você pensará nele. Tenha sempre muita confiança na Divina Providência.”

“É doce o viver e o penar para trazer benefícios aos irmãos e para tantas almas que, vertiginosamente, desejam se justificar no mal, a despeito do Bem Supremo.”

“O Santo Sacrifício da Missa é o sufrágio mais eficaz, que ultrapassa todas as orações, as boas obras e as penitências. Infalivelmente produz seu efeito para vantagem das almas por sua virtude própria e imediata.”

“Combata vigorosamente, se está interessado em obter o prêmio destinado às almas fortes.”

“Não queremos aceitar o fato de que o sofrimento é necessário para nossa alma e de que a cruz deve ser o nosso pão cotidiano. Assim como o corpo precisa ser nutrido, também a alma precisa da cruz, dia a dia, para purificá-la e desapegá-la das coisas terrenas. Não queremos entender que Deus não quer e não pode salvar-nos nem santificar-nos sem a cruz. Quanto mais Ele chama uma alma a Si, mais a santifica por meio da cruz.”

“Nunca se canse de rezar e de ensinar a rezar.”

“Todas as percepções humanas, de onde quer que venham, incluem o bem e o mal. É necessário saber determinar e assimilar todo o bem e oferecê-lo a Deus, e eliminar todo o mal.”

“Faltar com a caridade é como ferir a pupila dos olhos de Deus.”

“Há alegrias tão sublimes e dores tão profundas que não se consegue exprimir com palavras. O silêncio é o último recurso da alma, quando ela está inefavelmente feliz ou extremamente oprimida!”

“Seria mais fácil a Terra existir sem o sol do que sem a santa Missa!”

“Caminhe sempre e somente no bem e dê, cada dia, um passo à frente na linha vertical, de baixo para cima.”

“A oração é a efusão de nosso coração no de Deus.”

“Nunca vá se deitar sem antes examinar a sua consciência sobre o dia que passou. Enderece todos os seus pensamentos a Deus, consagre-lhe todo o seu ser e também todos os seus irmãos. Ofereça à glória de Deus o repouso que você vai iniciar e não esqueça do seu Anjo da Guarda que está sempre com você.”

“A meditação não é um meio para chegar a Deus, mas um fim. A finalidade da meditação é o amor a Deus e ao próximo.”

“Viva feliz. Sirva ao Senhor alegremente e com o espírito despreocupado."



NOSSA MADRINHA SANTA FAUSTINA KOWASLKA


"Santa Faustina nasceu em 25 de agosto de 1905 na Polônia, em uma aldeia chamada Glogowiec, situada no município de Leczyca”.
“Foi batizada em 27 de agosto com o nome de Helena Kowalska, na igreja paroquial de São Casimiro, em Swinice Warckie”.
“Seus pais, Estanislau Kowalska e Mariana Babel, tiveram dez filhos, sendo Helena a terceira. Seu pai era proprietário de terra arável e de pasto. Mas para alimentar a família, tinha que trabalhar também como carpinteiro na aldeia”.
“Aos sete anos de idade, recebeu o primeiro chamado de Deus em sua alma, mas como diz; não encontrando ninguém para lhe explicar estas coisas, não foi obediente à Voz da Graça”.
Recebeu a Primeira Comunhão em 1914, aos nove anos de idade.
Fazendo um pedido para entrar no Convento aos 18 anos, não lhe foi permitido.
Pela pobreza de sua família, Helena tinha que dividir com suas irmãs o direito de usar o vestido de ir à Missa. Conseqüentemente não podia ir à Igreja todos os domingos, então ficava em casa escondida em algum canto, e com seu livro de orações permanecia em oração durante o tempo da Missa.
Helena teve somente 3 anos de estudos em uma escolinha, onde aprendeu as coisas básicas, como ler, escrever e contar. Este fato contribuiu muito para a credibilidade de seus escritos, que apesar de pobres quanto à gramática, só poderiam vir do Alto, pelo grande valor doutrinal e místico que continham, igualando-se aos de grandes santos da Igreja.
“Entregando-se aos trabalhos, necessários para ajudar sua família, e às distrações de sua época, Helena abafava sua vocação. Mas foi em 1924, participando de um baile juntamente com uma de suas irmãs, que Helena permitiu a Graça de Deus vencer em sua alma”.
Ela mesma relata: “Quando todos se divertiam a valer, minha alma sentia tormentos interiores. No momento em que comecei a dançar, de repente vi Jesus ao meu lado, Jesus sofredor, despido de Suas vestes, todo coberto de chagas e que me disse estas palavras: "Até quando te suportarei e até quando tu Me enganarás?” (Diário, § 9)
Ela imediatamente interrompeu a dança e sentou-se ao lado da irmã, disfarçando uma dor de cabeça. Em seguida, deixou discretamente o baile e dirigiu-se à catedral de Santo Estanislau Kostka, e sem dar atenção às pessoas presentes, caiu de bruços diante do Santíssimo Sacramento pedindo ao Senhor que lhe mostrasse Sua vontade.
Ouviu em sua alma uma voz: "Vai imediatamente a Varsóvia, e lá entrarás no convento". (Diário, § 10)
“Pegou em casa algumas coisas indispensáveis. Despedindo-se somente da irmã que estava presente, recomendou que despedisse por ela de toda a família e foi de trem para Varsóvia”.
Quando desceu do trem e viu-se sozinha, sem saber aonde ir, recorreu à Nossa Senhora, ouvindo em sua alma uma voz que dizia para que entrasse em certa aldeia. Obedeceu, encontrando um lugar onde pôde passar a noite com segurança.
No dia seguinte foi à santa Missa na igreja de São Tiago, em Varsóvia. Após várias Missas, ouviu em sua alma que deveria falar com certo sacerdote - o Pe. Tiago Dabrowski.
Admirado do que ela lhe relatava, o padre disse-lhe para ter confiança em Deus e entregou-a a uma conhecida, que a acolheu afavelmente.
Nesse tempo, Helena procurava um convento, mas não era aceita.
“Em julho de 1924, dirigindo-se ao convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, foi examinada pela superiora - Madre Michaela Moraczewski - que a definiu como “nada em especial”.”
Madre Michaela, talvez para provar-lhe a humildade e obediência, mandou-a perguntar ao Senhor da Casa se era aceita; não esperando, é lógico, que esta escutaria a resposta. Mas Helena, obediente, foi à capela e incrivelmente ouviu em sua alma: “Te aceito, tu estás em Meu Coração.” (Diário, § 14)
E com simplicidade de criança respondeu à superiora que tinha sido aceita.
“Mesmo já tendo sido aceita, Helena teve que ficar no mundo e trabalhar como doméstica durante um ano até conseguir um modesto ‘dote’ - exigido na época”.
Em 1° de agosto de 1925, foi novamente ao convento, e desta vez foi aceita como postulante.
Na cerimônia para entrar no Noviciado, conheceu em sua alma, tudo o que deveria sofrer:
“No momento da vestidura, Deus deu-me a conhecer quanto eu haveria de sofrer. Vi claramente com o que estava me comprometendo.” (Diário, § 22)
Aqui, Helena não relata que desmaiou ao sentir o que teria que passar para ser fiel ao chamado de Deus. “Esse momento é lembrado por Ir. Klemensa Buczek, que assim escreveu: ‘Em maio de 1926, eu deveria vestir a Heleninha Kowalska. Quando a candidata recebeu o hábito junto ao altar, eu disse a ela: _ Heleninha, apressemo-nos para vestir o hábito. - Heleninha desmaiou. Fui depressa buscar água de colônia, para reanimá-la... Depois eu a ficava aborrecendo, dizendo que tinha tanta pena de deixar o mundo. Somente depois de sua morte, fiquei sabendo que a causa do desmaio não era a pena de deixar o mundo, mas alguma outra coisa.” (Nota 31 do Diário)
Agora passava-se a chamar Irmã Maria Faustina, acrescentando ela mesma, posteriormente: “do Santíssimo Sacramento”.
Ir. Faustina recebeu muitas graças místicas, em vivências interiores e exteriores. Foi escolhida por Deus para transmitir a mensagem da Divina Misericórdia ao mundo.
Mesmo sem revelar a ninguém, exceto às superioras e aos confessores, suas vivência místicas e as coisas que Jesus exigia dela, isto não passou despercebido das outras Irmãs.
Encontrou, assim, pouca compreensão, e muitas vezes era tratada como vítima de ilusões e histérica.
Mas como realmente se tratava de uma revelação de Deus, seus superiores inspirados pelo Espírito Santo, foram ao poucos, com muita cautela, auxiliando-a em tudo o que lhes era possível e dando permissão para muitas coisas exigidas por Nosso Senhor.
Não encontrando um sacerdote que lhe pudesse compreender e dirigir espiritualmente como era necessário, Irmã Faustina, sempre pedindo a Deus essa Graça, teve a visão do padre que lhe serviria de diretor espiritual – o Pe. Michael Sopocko.
Assim, quando o viu, teve certeza de que era o padre que Jesus lhe mostrara, e começou a desvendar sua alma a ele, assim como as exigências de Jesus.
O Pe. Sopocko não podia ouvir os relatos de Ir. Faustina sobre suas vivências místicas, que eram muito extensos, atrapalhando assim a confissão das outras Irmãs. Foi então que lhe ordenou que escrevesse tudo, e posteriormente, exigiu que ela escrevesse um diário espiritual.
Ir. Faustina sentia uma grande aversão ao fato de deixar registrado sua vida interior, mas por obediência ao seu confessor e mesmo às suas superioras, deixou a descrição das suas vivências místicas, que ocupa centenas de páginas de 6 cadernos.
Analisando com prudência o espírito de Santa Faustina, e consultando outros sacerdotes experientes, padre Sopocko viu que o que se passava em Santa Faustina não provinha de ilusões, mas uma mensagem clara de Deus. Mesmo assim, ele encontrava dificuldades em divulgar a mensagem da Misericórdia Divina com as devoções anexas que Ir. Faustina afirmava Jesus exigir dela:
= A Festa da Misericórdia celebrada em todo o mundo, após o Domingo da Páscoa;
= O Terço da Misericórdia;
= A Imagem de Jesus Misericordioso com os dois raios; e a mensagem: “Jesus, eu confio em Vós.”
= Uma Congregação religiosa com a missão de viver, e clamar a Misericórdia de Deus para todo o mundo, principalmente para os pobres pecadores.
Percebendo a conversão e as Graças espirituais que a devoção à Divina Misericórdia traria aos fiéis, pe. Sopocko começou a escrever por conta própria sobre a Misericórdia Divina, apoiando-se na Escritura Sagrada, na Liturgia e Teologia, especialmente na doutrina de S. Tomás de Aquino.
Aos poucos foram se tornando conhecidas por muitos e reconhecidas pela Igreja, as devoções à Misericórdia Divina, assim, a Missão de Ir. Faustina na terra estava terminando.
De acordo com Pe. Sopocko, Ir. Faustina sabia a data de sua morte pelo menos dez anos antes.
Atacada pela tuberculose, praticamente desde o início de sua vida religiosa, sofreu muito, tudo oferecendo por amor a Deus e para as almas.
Sentindo grandes sofrimentos físicos e a decomposição de seu organismo, não sabia como permanecia viva, até que um dia Deus lhe confirmou através de um fato concreto que sua existência era milagrosa.
“Desde há um mês estou me sentindo pior, e com cada tossida sinto a decomposição nos pulmões. Algumas vezes acontece que sinto a decomposição de meu próprio cadáver (...) Um dia me veio a dúvida de como se pode sentir continuamente essa decomposição do organismo e continuar a andar e ainda trabalhar, se não é alguma ilusão (...) Quando pensava sobre isto, veio ter comigo uma das Irmãs (...) Depois de alguns minutos fez uma careta terrível e disse-me: ‘Irmã, eu estou cheirando aqui um cadáver, um cadáver em decomposição. Oh! Como isto é terrível!’ Respondi-lhe: A Irmã não se assuste, este cadáver sou eu. Admirou-se muito, mas disse que não podia suportar mais (...)” (Diário, § 1428-1430)
Frei Andrasz, confessor trimestral das Irmãs, atendeu sua última confissão. E, na presença do capelão e das Irmãs, que recitavam as orações pelos agonizantes em volta de seu leito, Ir. Faustina, consciente até o fim, unida às pessoas que rezavam, partiu para receber sua recompensa às 22h45 do dia 5 de outubro de 1938, aos 33 anos.
A devoção a qual Santa Faustina foi depositária, consiste em confiar na infinita Misericórdia Divina e exercer esta Misericórdia com o próximo.
Vejamos o que disse Jesus a ela: “Coloquem a confiança em Minha Misericórdia os maiores pecadores. Eles têm mais direito que outros à confiança no abismo da Minha Misericórdia (...) Não posso castigar ainda que seja o maior pecador se recorre à Minha compaixão, mas justifico-o na Minha inconcebível e inescrutável Misericórdia (...)” (Diário, § 1146)
“(...) Quanta dor Me causa a falta de confiança em Minha Bondade. Os pecados que Me ferem mais dolorosamente são os de desconfiança.” (Diário, § 1076)
A Beatificação de Ir. Faustina ocorreu em 18 de Abril de 1993. Sua canonização ocorreu no dia 30 de abril de 2000, pelo papa João Paulo II, na praça de São Pedro; com a presença de mais de 200 mil fiéis de todo o mundo.
Neste dia, a Festa da Misericórdia Divina foi oficializada por Sua Santidade, para ser Celebrada em todo o mundo, sempre no 1º Domingo após a Páscoa.
A Festa de Santa Faustina celebra-se em 5 de outubro.

FRASES DA NOSSA QUERIDA SANTA FAUSTINA

“A alma silenciosa é forte; todas as adversidades não a prejudicarão, se perseverar no silêncio!” (Santa Faustina; D. 477)
“Sempre me alegro com o bem das outras almas, como se fosse o meu próprio bem!” (Santa Faustina; D. 579)
“Se existe na terra uma alma verdadeiramente feliz; é apenas a alma verdadeiramente humilde!” (Santa Faustina; D. 593)
“Não faças nada para a tua defesa, suporta tudo com humildade, e o próprio DEUS te defenderá!” (Nossa Senhora à Santa Faustina; D. 786)
“Só na eternidade conheceremos o Grande Mistério que realiza em nós a Santa Comunhão. Ó momentos mais preciosos da vida!” (Santa Faustina; D. 840)
“A presença de DEUS é o fundamento de todas as minhas ações, palavras e pensamentos”. (Santa Faustina; D. 861, 7)
“Vejo que o amor e a dor andam juntos”. (Santa Faustina; D. 881)
“A tristeza não residirá no coração que ama a Vontade Divina”. (Santa Faustina; D. 886)

Nenhum comentário: