2 de setembro de 2012

A Palavra de Deus como Alimento



Neste mês de setembro a Igreja celebra a importância e a dignidade da Palavra de Deus na vida de cada ser humano. “Graças ao Concílio Ecumênico Vaticano II, despertamos para a grandeza da Palavra de Deus, como verdadeiro alimento, como nos diz São Jerônimo: Sendo a Carne do Senhor verdadeiro alimento e o Seu Sangue verdadeira bebida, o nosso único bem é comer a Sua Carne e beber o Seu Sangue, não apenas no mistério Eucarístico, mas também na leitura da Escritura”.
O documento do Papa Bento XVI, “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” (Verbum Domini) nos lembra que Deus fala ao ser humano, porque o busca e deseja dialogar com ele. Diálogo como palavra-revelação! A manifestação e busca de Deus tem sua plenificação na Palavra encarnada e viva. “A Palavra que busca, suscita não apenas uma resposta, mas gratidão profunda pelo encontro com a Palavra que é Jesus Cristo. Por isso, a comunidade, formada pelos filhos e filhas de Deus, lê, acolhe e testemunha a Palavra. Juntos, eles respondem as principais necessidades e aos desafios para que a Palavra de Deus possa ser fonte autêntica de renovação da vida cristã em nossas comunidades” (Doc 97, CNBB).
“Em lendo, relendo, em sendo obediente à Palavra, sendo bom ouvinte, o Espírito do Senhor permanece sobre nós, em nós, nos unge, nos consagra para anunciar o Reino da verdade e da graça, o Reino da justiça e da paz” (Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília).
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (II Tm 3, 16 - 17).
A Palavra de Deus “chama cada um em termos pessoais” e que todo cristão é convocado a aprofundar sua relação com ela, na identidade e missão de batizado, para viver a santidade segundo os diversos estados de vida: ministros ordenados, consagrados e consagradas, fiéis leigos e leigas.
Façamos a parte que nos cabe e que somos chamados para a maior glória de Deus. Assim seja!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima!
     César Mauad
     Fundador e Coordenaador

Nenhum comentário: