7 de janeiro de 2011

Ano Novo... Ave-Maria!

Durante todo este ano, faremos uma seleção dos melhores artigos do nosso querido padre Valeriano.
 ______________________

E na plenitude dos tempos tudo começou com uma Ave-Maria.

No princípio DEUS criou o Céu e a Terra... E o SENHOR DEUS criou o homem, criou-o à imagem de DEUS. E os criou homem e mulher. Ora, o SENHOR DEUS havia plantado um jardim no Éden, do lado oriente, e colocou nele o homem... para o cultivar e guardar. E deu-lhe este preceito: “Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim. Mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres morrerás indubitavelmente” (Gn 2, 16).

Era um mandamento muito claro e muito simples, facílimo de guardar.

Mas instigado pela serpente, o homem desobedeceu. E com isso transtornou todo o primitivo plano de DEUS.

E o demônio cantou o seu hino de vitória: conseguira estragar a maravilhosa obra de DEUS. Assim pelo menos pensou. Mas DEUS, que sabe tirar o bem do mal, Se serviu do pecado do homem para uma obra muito mais maravilhosa. A ponto de o próprio Santo Agostinho, um dos maiores santos da Igreja, exclamar quanto ao pecado de Adão: “Oh! Feliz culpa, que nos mereceu um tão grande Redentor!”

A Redenção, ou seja, o ato restaurador da criação, é incomparavelmente maior do que a própria criação. “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5) - “Esperamos um novo céu e uma nova terra onde habitará a justiça” (II Pd 3, 13).

Um anjo e uma mulher deram início à perdição da humanidade. Um Anjo e uma Mulher estão na base de toda a restauração.
Tudo começou com uma Ave-Maria.

Chegou o tempo de o SENHOR restaurar a Sua obra. “Chegada a plenitude dos tempos DEUS enviou o Seu próprio Filho, nascido da Mulher...” (Gal 4, 4). Foi o SIM dessa Mulher que possibilitou a DEUS a Sua maravilhosa obra de re-criação, de re-novação de todas as coisas, assim como fora o NÃO da primeira que causara toda a desordem.

A saudação Angélica, diz São Luiz Maria Grignion de Montfort em seu delicioso opúsculo “O segredo de Maria”, é tão celestial, tão mística e incompreensível a nós em sua profundidade de significado que o bem-aventurado Alano de La Roche acreditava que nenhuma criatura humana comum pudesse compreendê-la. Somente Nosso SENHOR e Salvador JESUS CRISTO, que nasceu da Santíssima Virgem Maria, pode realmente explicá-la.

Tudo começou com uma Ave-Maria. Também o nosso Ano Novo e o nosso dia deve começar com esta saudação Angélica.

Nos tempos anteriores à vida de CRISTO, os anos se sucediam com sua imensa carga de pecados para a pobre humanidade escravizada por Satanás. Hoje, um ano finda, deixando um rastro de tesouros adquiridos pela nova humanidade de eleitos. Um Novo Ano começa com perspectivas de graças inumeráveis, incluindo no seu tecido uma gama enorme de grandes e pequenas cruzes, que são os presentes purificadores do PAI.

Como a restauração do mundo começou com uma Ave-Maria, comece também você a restauração de sua vida em CRISTO, iniciando cada um de seus dias com uma Ave-Maria. E por que não com 50 Ave-Marias, ou seja, o Santo Terço?


Irmão Junípero da Ssma. Trindade, T.A
(Pe. Valeriano de Oliveira)

Nenhum comentário: