18 de março de 2016

Celebrando a Semana Santa - Semana Maior


A partir do século IV, iniciou-se a celebração do Sacratíssimo Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, conforme nos relata Santo Agostinho na Epístola 53, 25.
É o Período que conhecemos como Tríduo Pascal. Ele é constituído pelos três dias que precedem a solenidade de Páscoa: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia.
Na Quinta-feira Santa a Igreja celebra a instituição da Sagrada Eucaristia e também do Sacramento da Ordem.
Na Quinta-feira durante a Santa Missa matutina, também chamada Missa dos Santos Óleos a Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Ordem e a benção dos Óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Na Missa do lava-pés, na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos onde Ele instituiu a Sagrada Eucaristia e deu suas últimas orientações aos Apóstolos.
Na Sexta-feira Santa a Igreja guarda o grande silêncio diante da celebração da Morte de seu Senhor. Neste dia não há Missa. Às tês horas da tarde tem início a cerimônia conhecida como Adoração da Santa Cruz.
O ápice é a Vigília Pascal, no Sábado Santo, onde a Igreja canta o "Exultet", o canto da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor que venceu a morte, a dor, o inferno, o pecado. É o canto da Vitória.
"Ó morte, onde está a tua vitória?"

Com o Domingo de Ramos daremos início as Celebrações da Semana Santa, em nossa Comunidade. Teremos Procissão de Ramos e Santa Missa às 7:00.
Venha rezar conosco nestes dias de graça e renovação espiritual.











Nenhum comentário: