25 de novembro de 2014

A Beleza do Advento
“Eu sou a luz do mundo;  aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.
(Evangelho de São João 8, 12)
A palavra "Advento" quer dizer "que está para vir".

O tempo do Advento é para toda a Igreja, a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de CRISTO.
Este tempo é divido em quatro semanas. Usa-se a chamada “Coroa do Advento”, com 4 velas, 3 roxas e uma rosa.
Elas simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do SENHOR JESUS, Luz do mundo, Quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.
* A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva.
* A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida.
* A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de DEUS a promessa de uma aliança eterna.
* A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do SALVADOR.
Geralmente a cor das velas segue as cores litúrgicas, sendo assim, a cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento, simbolizando a conversão e penitência; e a cor rosa no terceiro domingo (chamado Gaudete) simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de JESUS.
. : Advento: uma chamada para estarmos vigilantes : .
Vigiar significa estar atentos, sair ao encontro do SENHOR, que quer entrar, este ano mais que o passado, em nossa existência, para dar-lhe sentido total e salvar-nos. Acendemos a primeira vela (roxa) como aqueles que acendem suas lâmpadas para sair, na noite, ao encontro do amigo que vem.
Oh! SENHOR, queremos levantar-nos para esperar-Te preparados, para receber-Te com alegria. Queremos estar despertos e vigilantes, porque Tu trazes a luz mais clara, a paz mais profunda e a alegria mais verdadeira.  Vem, SENHOR JESUS!
. : Advento: um tempo de esperança : .
Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça. Portanto, caríssimos, esperando estas coisas, esforçai-vos em ser por ele achados sem mácula e irrepreensíveis na paz”. (II Carta de São Pedro 3, 13-14)
Os profetas mantinham acesa a esperança de Israel. Nós, como um símbolo, na segunda semana, acendemos a segunda vela (roxa). O velho tronco está rebrotando; estremece-se porque DEUS Se semeou em nossa carne... Que cada um de nós, SENHOR, Te abra sua vida para que brotes, para que floreças, para que nasças e mantenhas em nosso coração acesa a esperança. Vem rápido, SENHOR! Vem, Salvador!
. : Advento: um tempo de alegria : .
O DEUS da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO”. (I Tessalonicenses 5, 23 )
Nas trevas se acenderá uma luz, no deserto clamou uma voz. Se anuncia a boa notícia: O SENHOR  vai chegar! Preparem seus caminhos, porque já se aproxima! Adornem suas almas como uma noiva se enfeita no dia de seu casamento.
Oh! SENHOR, quando acendemos a terceira vela (rosa), cada um de nós quer ser  uma tocha Tua para que brilhes, uma chama para que esquentes. Vem, SENHOR, salvar-nos, envolva-nos em Tua luz, esquenta-nos em Teu amor!
. : Advento é bênção : .
"Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites". (Romanos 13,13-14).
"Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu Filho Primogênito, e, envolvendo-O em faixas, reclinou-O num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria“. (São Lucas 2,6-7 )
A Virgem e São José, com sua fé, esperança e caridade saem vitoriosos na prova. Não existe qualquer rejeição, nem frio nem trevas ou desconforto, que lhes possa separar do amor de CRISTO que nasceu.

Eles são os abençoados por DEUS para receber. DEUS não encontrou lugar melhor do que a manjedoura, porque ali estava o amor imaculado que O recebeu. Unimo-nos à Virgem Maria e São José com um sincero desejo de renunciar a tudo que impede que JESUS nasça em nosso coração.

Nenhum comentário: