3 de abril de 2014

“Se alguém quer me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 24).



Quaresma é preparação para a Páscoa. À Páscoa se chega pelo caminho da Cruz: “Per crucem ad lucem”. “Se alguém quer me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 24).
Queremos nos preparar para celebrar com muita alegria a Páscoa do SENHOR. Mas não nos esqueçamos do preço que Ele pagou para nos conquistar essa alegria. Por isso é até uma questão de justiça assumirmos uma parcela desse preço. Viver a quaresma é se exercitar nisso. Com que amor você tem assumido a sua cruz no seguimento de JESUS? Como seguir os seus passos no caminho da Cruz durante a quaresma? Ele mesmo já no-lo indicou: “negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16, 24). Nem é preciso escolher o tipo de cruz. Ele mesmo já se encarrega de no-la preparar. Quando Ele te apresentar diversos tipos de cruz - e Ele vai apresentar - prepara-te para acolhê-las com muita alegria, como te aconselha o apóstolo Tiago em sua carta: “Meus irmãos, considerem como motivo da maior alegria as provações de toda a sorte que caírem sobre vós” (Tg 1, 2).
O fato de JESUS reservar para si a escolha da cruz com que devemos segui-lo é um ato de sua infinita delicadeza e misericórdia. Qual o critério dessa escolha? Simplesmente o seu amor misericordioso. Ele conhece os limites e a fraqueza de cada um. Para Si, assume todo o peso esmagador da cruz; para nós, reserva uma parcela tão mínima que nem parece cruz: uma enfermidade, um contratempo, uma perseguição, um abandono aparente de DEUS que nos causa terrível desespero, etc.
A alma que se exercita continuamente no esquecimento e no desprezo de si por amor a JESUS, essa experimentará aquela suprema alegria nas provações de que fala São Tiago.
Vamos acompanhar JESUS um pouquinho no Horto das Oliveiras.
Terminada a Ceia Pascal, JESUS Se dirigiu com os Seus discípulos para o Horto das Oliveiras. A Ceia terminara pelas 23 horas. JESUS, com uma voz acentuadamente grave, exclamou: “Para que o mundo saivá que Eu amo o PAI, e por isso faço tudo o que é do agrado do PAI, levantai-vos, vamo-nos daqui” (Jo 14, 31). Saíram do Cenáculo e iam caminhando silenciosos pelas ruas desertas de Jerusalém. Atravessaram a torrente do Cedron e se embrenharam entre as árvores do Horto. Todos estavam apavorados pelo mistério que envolvia aquela noite. Para onde iam? Agora perceberam que era para o Horto das Oliveiras. Mas... Àquela hora da noite? O que estaria acontecendo? O clima era realmente de expectativa e medo.
Chegando a certa altura do Horto, JESUS parou, reuniu os discípulos em volta dele e disse-lhes com uma voz angustiada: “A minha alma está numa tristeza de morte. Fiquem aqui e vigiem comigo” (Mt 26, 38).
Quem é esse que está triste até a morte? É o Filho de DEUS Altíssimo, o Rei do Universo, a Alegria dos Anjos, o nosso SENHOR e nosso DEUS!... E porque está tão triste? Porque sabe o que O espera, vê que apesar de tanto sofrimento muitas almas iriam se perder, e o que mais O angustiava naquele momento: um de seus próprios discípulos iria traí-Lo. De fato, pelas três da manhã chega Judas Iscariotes com uma escolta de soldados e O entrega a eles com um beijo na face; um beijo, que é gesto de amor. “Judas, é com um beijo que entregas o Filho do Homem? Exclama JESUS com uma voz impregnada de dor.
Até aqui, este trecho como simples amostra. Durante a Semana Santa, acompanharemos passo a passo, até o Calvário, Aquele que é o único sentido de nossa vida, o único amor de nossa alma. Tudo isso se passou na sexta-feira santa.
Na madrugada do Domingo, estaremos de novo lá, ao lado de Maria Madalena ainda toda chorosa, e ouviremos também com ela a voz do suposto jardineiro, que lhe dirá com acento de dulcíssima intimidade: Maria!...
Todas as lágrimas, toda a angústia, toda a tristeza, foram apagadas num segundo por esta palavra de fogo que lhe incendiou o coração... E incendiará também o nosso. Será a alegria da Páscoa, a Ressurreição do SENHOR!

 Artigo do Padre Valeriano de março de 2006

Nenhum comentário: