3 de abril de 2014

Deus é Misericórdia



“Deus é amor” IJo 4-8.
É o Amor em pessoa.
O Papa João Paulo II em sua encíclica “Deus Rico em Misericórdia”, já na primeira página resume o que vai dizer: o motivo principal da vida e morte de Jesus Cristo era mostrar a face misericordiosa de Seu Pai e Nosso Pai.
     Podemos achar, nesta afirmativa, certa dificuldade, porque sabemos que em primeiro lugar Jesus veio para nos salvar. Mas não podemos esquecer que Ele é verdadeiro Deus e por isso menor ato humano teria valor infinito capaz de remir-nos.
    Jesus, porém veio para fazer a vontade do Pai, percorrer de aldeia em aldeia, sentar-se à mesa com os pecadores, olhar em cada rosto, tocar cada coração... Justamente para nos convencer a verdadeira face misericordiosa do Pai.
     Será que já nos convencemos desta verdade?
     A própria Palavra do Pai, que efeito exerce sobre nós?
    Recitamos tantas vezes o Pai Nosso, que nos acostumamos; e esta palavra já não surte efeito sobre o nosso relacionamento com Deus.
    Achamos que Pai é  mais um nome que Deus tem. E isto é errado. Jesus, quando nos ensinou a chamarmos Deus de Pai, Ele nos revelou o mais profundo conhecimento que poderíamos ter de Deus. E isto foi um choque para os judeus. Porque para eles, Deus era onipotente, o inatingível, o transcendental... Seu nome só podia ser pronunciado uma vez por ano pelo sacerdote. Imagine agora, chega Jesus e diz que este Deus tão glorioso está bem perto, tão intimamente ligado a nós que deveríamos chamá-Lo como uma criança chama seu pai de papai, porque foi esta a expressão em aramaico que Jesus usou: “Abba”, papai.
    E, com uma pedagogia divina, Ele foi nos mostrando o Amor Misericordioso de Deus de diversas formas, em atos e em Suas pregações. Nas parábolas revela-nos o Deus que é capaz de virar o Céu e a Terra para nos encontrar (Lc 15-8,10), o Deus que deixa o Céu, Sua divindade, Seu trono de glória e vem atrás da ovelha perdida, e quando encontrara faz festa (Luc 15-3,7)
     Este Pai Deus que para Ele perdoar é sempre motivo de festa e de grande alegria. Coração que transborda, vai além, sempre além do que se pode imaginar. A Misericórdia do Coração do Pai que Jesus revela é assim, não faz cálculo de seus gastos, mas vai além, sempre além de todas as expectativas.
     Meu irmão, minha irmã, creia. Deus ama você com amor misericordioso, inigualável. Mesmo que vocÊ esteja longe Dele, Ele lhe oferece a paz, mesmo que você resista à ela, Ele não fica medindo o que lhe deve dar.
     Mas está sempre à porta do seu coração, esperando que você abra para que Ele possa entrar e ceiar com você (Apo 3-20).
    Nosso Pai Deus é assim, festeiro, sempre alegre, vive a transbordar.
    Quando nos convencermos deste Amor Misericordioso do nosso Pai desejaremos cantar, como o rei Davi cantou no salmo 22: “Transborda minha taça”.
     Que nesta Páscoa a  alegria da Salvação encha a taça do nosso coração de júbilo porque cremos na bondade de um Deus apaixonado por nós.
    E que da taça do nosso coração o mundo possa experimentar o vinho novo: “A Misericórdia”.
    Porque somos filhos do Pai das Misericórdias.
Leila Mauad
Fundadora

Nenhum comentário: