16 de julho de 2013

Santa Teresa dos Andes - Padroeira da Jornada Mundial da Juventude – 2013, rogai por nós!





A jovem chilena Joana Fernandes Solar, nasceu em Santiago, capital do Chile, em 13 de julho de 1900. Era a quarta filha de uma piedosa e aristocrática família. Desde os três anos de idade, era incansável em fazer perguntas sobre assuntos religiosos: Deus, o Céu, a Virgem Maria, etc. Mais tarde tornou-se uma religiosa carmelita, iluminando assim com suas extraordinárias virtudes e fenômenos místicos o firmamento da Igreja há sete décadas tornando-se mais tarde “Santa Teresa de los Andes”.
    Relata Pe Fernando Castel: “Logo chamou-me a atenção a precocidade de seu espírito, admirando eu como raciocinava sobre as coisas divinas e como manifestava, já na infância, amor e culto para com elas”.
 A recepção da Sagrada Eucaristia marcou a vida de Juanita: “Não é possível descrever o que passou em minha alma ao receber Jesus.” Também sua alegria e sua união à Mãe de Deus chegam ao auge poucos meses antes da sua morte, ao descobrir entre os livros do Carmelo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” de São Luis M.. Ler o “Tratado” e consagrar-se Àquela que tanto amava foi uma só coisa.
    Aos 15 anos passa a estudar no Colégio interno. A piedade e zelo apostólico de Juanita chamam a atenção das alunas e mestras. Em 1919 ingressa na Carmelo, e é visível a sua alegria. A priora sustenta junto a outras religiosas que Ir. Teresa de Jesus – seu nome religioso, “já era uma santa”. Morre no dia 12 de abril de 1920, contando vinte anos incompletos e 11 meses no Carmelo. Foi canonizada dia 21 de março de 1993 pelo hoje Beato Papa João Paulo II. Seus confessores sustentaram sob juramento que ela jamais cometera pecado mortal nem venial deliberado. Sua Festa é celebrada em 13 de Julho. Sugestão de Filme: Santa Teresa dos Andes .

Nenhum comentário: