5 de junho de 2013

Santo Aníbal Maria di Francia, rogai por nós!

Aníbal Maria Di Francia nasceu em Messina (Itália) aos 5 de julho de 1851. Foi o terceiro de quatro filhos, e ficou órfão de pai aos 15 meses. Dessa amarga experiência, surgiu um especial amor para com os órfãos e abandonados que caracterizaram todo o seu sistema educativo. Cresceu com grande amor a Jesus Eucarístico. Foi diante do Santíssimo exposto que recebeu a graça da vocação, a qual respondeu pronta e generosamente. A passagem do Evangelho: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao dono da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita”; o marcou de tal forma, que se tornou o carisma ao qual dedicou toda a sua vida.
Logo após sua ordenação sacerdotal, decidiu morar no Gueto de Avignone, um dos lugares mais pobres da região. Foi uma experiência marcada por incompreensões e dificuldades de todo tipo, que superou com grande fé. Tinha grandíssimo amor ao sacerdócio, convicto de que somente a ação de numerosos e santos sacerdotes seria possível salvar a humanidade. Fundou duas Congregações religiosas, uma Pia União de oração, um jornal, além de construir diversos orfanatos. Promoveu numerosas iniciativas de oração pelas vocações. Durante sua vida já se manifestava genuína fama de santidade, de tal modo que, quando estava morrendo, em 1º de junho de 1927, foi confortado pela presença visível de Nossa Senhora, que muito amara; e o povo de Messina dizia: “Vamos ver o santo que dorme!”
Marcou presença também no Brasil, atuando em várias Dioceses, em especial na cidade de Passos, Minas Gerais, onde aconteceu o milagre que o levou aos altares com a honra de Bem-aventurado; a cura de uma jovem criança. Foi canonizado em 2004 pelo papa João Paulo II. Sua Festa é celebrada em 1º de junho.

Nenhum comentário: