4 de dezembro de 2012

SÃO FRANCISCO XAVIER, ROGAI POR NÓS




Francisco nasceu no Castelo Xavier na Espanha, em 7 de abril de 1506. De família nobre, estudou na Universidade de Paris. Ali conheceu o futuro Santo Inácio de Loyola, que sonhava formar uma Companhia para a defesa e propagação do cristianismo no mundo.
Loyola viu nele alguém capaz de ajudá-lo; tarefa que se revelou nada fácil, por causa do orgulho e ambição projetadas em Francisco por sua família. Mas, enfim, convenceu-o com o apelo: “De que vale a um homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?” (Mc 8, 36). Assim passou a ser seu mestre, ensinando-lhe o difícil caminho da humildade e dos Exercícios Espirituais. E com ele e mais 5 companheiros fundou a Companhia de Jesus; fazendo voto de absoluta obediência ao Papa. Três anos mais tarde Xavier era ordenado sacerdote, indo para Roma com Inácio, onde receberiam a Aprovação da Ordem.
A pedido D. João III organizaram um grupo de sacerdotes para evangelização nas colônias portuguesas no Oriente e nas Índias. O grupo estava pronto e treinado quando um dos missionários adoeceu e Xavier ficou em seu lugar. Iniciou-se uma viagem perigosíssima e cheia de transtornos, que demorou praticamente um ano. Durante todo esse tempo, ele trabalhou nos serviços mais humildes do navio: era auxiliar de cozinha, faxineiro e enfermeiro.
Em dez anos batizou em torno de 40 mil pessoas, percorrendo a Índia, Japão, Málaga, Molucas e ilhas ainda no estado selvagem. Tinha o dom de aprender rapidamente as línguas e dialetos e fazia milagres apenas com sua bênção e oração. Resistia às piores condições, chegando a sofrer extremos de frio e calor em suas viagens. Viajava às vezes centenas de quilômetros a pé. “Se não encontrar um barco, irei a nado”, dizia, e acrescentava: “Se naquelas ilhas existissem minas de ouro, os cristãos lá se precipitariam. Mas não existem senão almas a serem salvas”.
Na ilha de San Chao, aguardando uma embarcação que o levasse à China, caiu gravemente enfermo. Morreu a beira-mar, no dia 02 de Dezembro de 1552 aos 46 anos de idade.
Foi canonizado pelo Papa Gregório XV e declarado patrono mundial das missões pelo papa Pio X. Sua Festa litúrgica é celebrada no dia 3 de dezembro.

Nenhum comentário: