23 de dezembro de 2012

É NATAL




O Evangelho nos traz a melhor e maior notícia de todos os tempos: “A Palavra se fez carne e veio morar no meio de nós”. Isto é, Deus veio ao nosso encontro por meio de Jesus Cristo. A Carta aos Hebreus afirma: “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos Profetas, nestes dias, que são os últimos, Ele nos falou por meio do Filho”. Jesus Cristo é a última palavra do Pai, a revelação plena e definitiva.
São Lucas nos mostra que os pastores foram os primeiros a receber a notícia do Anjo: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo! Hoje na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor!”
Os pastores eram marginalizados, por causa da profissão que exerciam. Um pastor não podia ser eleito a cargo de Juiz ou testemunha nos tribunais. Os pastores não só recebem a comunicação da Boa Notícia, como também, são encarregados de transmiti-la a todo o povo.
Jesus nasce pobre e no meio dos pobres, na maior exclusão e abandono. Quando os pastores são os primeiros a ouvir a mensagem do nascimento do Salvador, fica bem claro para nós que o nosso Deus veio para todos, mas logo ao nascer Ele faz uma opção pelos pobres e marginalizados.
Os pastores são os primeiros que têm ouvidos atentos para acolher a Boa Nova. São os primeiros que têm olhos abertos para ver naquela criança a fonte da salvação. E porque viram e acolheram a Boa Notícia tornaram-se também os primeiros missionários de Cristo. S.Lucas escreve, logo depois: “Todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam”.
A experiência dos pastores está aberta para todos nós, se formos simples e puros como eles. Nós também, podemos enxergar a luz, nascer de novo, começar uma existência diferente. Mas é preciso que façamos a experiência do encontro com Deus. Isto é possível, porque seu nome é Emanuel, Deus-conosco.
O Natal precisa ser libertado daquele sentimentalismo feito de presentes vazios, velas coloridas, árvores iluminadas e vitrines cheias de mercadorias. O Natal precisa ser redescoberto como o grande nascimento da história da humanidade:
           Nascimento do Filho de Deus em nós, na família, na história...
           Nascimento de todo cristão à paz e à alegria de ser filho de Deus.
      Nascimento da fraternidade entre todos os seres humanos, filhos do mesmo Pai.
Os gestos de solidariedade que acontecem neste tempo de Natal precisam acontecer o ano inteiro. Assim como Deus optou pelos pobres e marginalizados, nós, também, precisamos fazer esta mesma opção, a fim de construirmos um mundo mais humano, mais justo e solidário.
O Natal é Deus querendo entrar em comunhão conosco, não apenas no dia 25 de dezembro, mas em cada novo dia, a fim de que entremos também em comunhão com Ele e com os nossos irmãos e irmãs.
Desejo a você e à sua família um Feliz Natal e um Novo Ano de muita Paz!

Pe. Narcizo Pires Franco
Capelão da Comunidade Sol de Deus

Nenhum comentário: