9 de novembro de 2012

19 anos da "Sol de Deus"



 No dia 4 de novembro celebramos nosso décimo nono aniversário. Gostaríamos este ano de meditar de maneira especial as palavras de São Paulo ao Romanos: “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Socorrei as necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rm 12, 12).
“Sede alegres na esperança” é o que os membros da Comunidade Sol de Deus devem transmitir a cada instante. A alegria de poder servir de uma maneira concreta a Nosso Senhor Jesus Cristo e contribuir na construção do Reino de Deus. Temos a grata esperança de um dia participarmos da glória de Deus na vida eterna.
“Pacientes na tribulação” é uma virtude que fomos adquirindo durante estes anos e que nos levou a um amadurecimento nas incertezas dos caminhos trilhados.
“Perseverantes na oração” é a via que existe para um contato íntimo com Deus. Só Ele tem soluções inesperadas para aqueles que nEle esperam. O Senhor tem, teve e terá o poder de transformar o desespero em paz, os sofrimentos físicos, morais e espirituais em bem-aventuranças. A oração deve ocupar o primeiro lugar na hierarquia de valores de nossas vidas.
“Socorrei as necessidades dos fiéis” faz parte dos objetivos e missão desta Comunidade. A Santa Missa e a adoração ao Santíssimo Sacramento todos os dias, a Casa de retiros, com a natureza que envolve suas construções, permitem que cada pessoa que aqui venha seja socorrida em suas necessidades. Cuidamos deste Oásis espiritual que o Bom Deus providenciou para seus filhos que vivem no deserto deste mundo.
“Esmerai-vos na prática da hospitalidade” é o que esforçamos em adquirir durantes estes 19 anos de caminhada. Presenciamos o testemunho de inúmeros sacerdotes e leigos que por aqui passaram. Temos a certeza de que a Comunidade foi uma “Bethânia” para diversos sacerdotes e vocacionados à vida religiosa.
Queremos agradecer a Deus por você que fez e faz parte desta Comunidade e que ajudou de alguma maneira a edificá-la tanto espiritualmente como materialmente. Nosso Deus lhes pague hoje e sempre. Amém.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima,
                                                                                                                         César Mauad
                                                                                                                     
     

ANEL LUMINOSO DE SALVAÇÃO...

Há uma oração que fazemos às quintas-feiras em nossa Comunidade, pedindo a Jesus que nos permita formar com Ele, com Maria Santíssima, com todos os Anjos e Santos um Anel luminoso de salvação ao redor do mundo e da Igreja”. Podemos dizer em outras palavras: que entremos na “Comunhão dos Santos”, verdade de fé que professamos no Credo, em defesa da Santa Igreja em favor das almas.
Santos, são aqueles que nos precederam e tiveram uma vida de perfeito testemunho evangélico, deixando para nós um exemplo a seguir. E por isso mesmo hoje podem interceder por nós junto a Deus, porque vêem a Deus face a face.
A Comunidade Sol de Deus, busca viver esta comunhão mais estreita alguns santos, cujas devoções nos foram inspiradas por Deus e confirmadas ao longo desses 19 anos. Eles nos encorajam com seu testemunho de fé e perseverança, em fazer a vontade de Deus.


Em primeiro lugar veneramos a Santa Mãe de Deus sob o título de Mãe do Perpétuo Socorro, é ela que nos socorre em todas as necessidades principalmente nos momentos de aflição, nos ensinando também a socorrer as necessidades do próximo.
 São José, seu Castíssimo esposo, Patrono Universal da Igreja, nos ensina a fidelidade a Deus e inúmeras virtudes que podemos imitar. Pai e protetor da Família de Nazaré, tornou-se pai e protetor da nossa família espiritual. Ele nos dá um grande exemplo de serenidade nas provações e trabalhos do dia-a-dia.

Uma grande devoção que temos também é a São Miguel Arcanjo e todos os Santos Anjos. “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” Ap 12, 7-8. São Miguel, Príncipe da Milícia Celeste nos defende contra as insídias do Maligno, lutando em favor da Igreja, é ele quem nos assistirá no combate final. Em união com todos os Santos Anjos, os quais contemplam a Deus face a face e estão a Seu serviço e dos homens. Esses espíritos puríssimos, nos defendem, intercedem e nos iluminam diariamente e formam conosco um exército na luta pela santidade e amor ao Culto Eucarístico, nos ensinam sobretudo o zelo pelas coisas Santas e reverencia para com Deus. 

Gabriele Biterlich, a qual chamamos carinhosamente de Mãe Gabriele, também faz parte de nossos intercessores “Para criar a Obra dos Santos Anjos escolheu como instrumento uma simples mãe de família. Personalidade forte, marcada por uma profunda comunhão com Deus. Gabriele irradiava o verdadeiro amor Divino que atuando na sua vocação materna fez dela a mãe da Obra dos Santos Anjos. Mulher realista, consciente de seus deveres de esposa e mãe de família, ela vivia como que estendida na Cruz de uma grande tensão: de um lado mergulhada nos mistérios de Deus e por outro, envolta nas inúmeras tarefas do dia a dia, atenta aos mínimos detalhes da sua vida doméstica. Chamada a verdadeira missão expiatória, Nosso Senhor introduziu-a gradativamente na experiência de Seu sofrimento Redentor no Horto das Oliveiras e no Calvário. Assim nasceu a Passio Domini (Paixão do Senhor) das quintas e sextas-feiras na Obra dos Santos Anjos [e que a Comunidade Sol de Deus. acolhe em sua espiritualidade]. Formando Sua Serva na ciência da Cruz, Deus a preparou para a missão de portadora de uma revelação particular em torno da realidade dos Anjos. Através dela Deus quis abrir os nossos olhos para a atualidade da presença desses grandes guerreiros invisíveis nos tempos de hoje. Mãe Gabriele nasceu no dia 01 de novembro de 1896, dia de todos os Santos em Viena na Áustria."
No dia 02 de novembro de 2011 a Congregação para a Doutrina da Fé , informa que a Obra dos Santos Anjos foi aprovada. Quanto podemos aprender com essa querida mãe! Aguardamos em oração o momento de sua beatificação, que virá com certeza.


São Pio de Pietrelcina, sacerdote Capuchinho, “Apóstolo da Misericórdia", declarado pelo Beato João Paulo II, em sua canonização, este pai espiritual passava mais de 17 horas atendendo confissões de pessoas de todas as partes do mundo Recebeu os estigmas e viveu durante 50 anos “portador das chagas do Senhor”, entre dores físicas e morais O Senhor o concedeu também inúmeros dons extraordinários. A “Casa do Alívio do Sofrimento”é o hospital construído por São Pio, pelo amor que tinha pelos irmãos doentes, nos quais via Jesus. Tinha um grande amor pela Santa Missa, onde sofria toda a Paixão do Senhor.É nosso pai espiritual.
Pedimos-lhe em nossas orações diariamente a sua intercessão pela conversão dos pecadores e pelo fortalecimento dos Sacerdotes.A Igreja comemora sua Festa no dia 23 de setembro.

Santa Faustina, nossa querida madrinha é  por sua vez  a “Secretária da Misericórdia”. Foi para esta Santa religiosa que Jesus apareceu, revelando-lhe os Seus desígnios de Misericórdia para com a humanidade. A sua missão consistia em proclamar ao mundo a verdade com relação ao amor misericordioso de Deus , e implorar a Misericórdia de Deus também com a prática de nova de culto a Misericórdia (o quadro, a festa, o terço e a hora da Misericórdia)
Deixou o Diário de sua alma, contendo todas as promessas de Jesus Misericordioso para com a humanidade. Ela é para nós, modelo de vida contemplativa, de sacrifício, expiação, intercessão pelos pecadores, de humildade e grande conformidade a Vontade de Deus, recebeu como São Pio dons extraordinários. A Igreja comemora a sua Festa no dia 05 de outubro.
O CIC (962) nos diz: “Cremos na comunhão de todos os fiéis de Cristo, dos que estão terminando a sua purificação, dos bem aventurados do Céu, formando todos juntos uma só Igreja, e cremos que nesta comunhão o amor misericordioso de Deus e de Seus Santos está sempre a escuta de nossas orações. Santa Terezinha que também nos dá um grande testemunho de confiança em Deus, dizia: “Passarei o meu Cèu, fazendo o bem na Terra”. Então, não espere mais: confie suas orações a poderosa intercessão dos Santos!

Vanete Fátima Félix do Espírito Santo

Nenhum comentário: