23 de outubro de 2012

Halloween ou Holywins?


Neste mês não poderíamos deixar de abordar sobre algo que tem se tornado muito popular no Brasil, o chamado “Halloween”, conhecido como “Dia das bruxas”.
Cada vez mais assimilam-se com muita rapidez elementos culturais de outros países e de outras religiões, incorporando-os em nossa cultura, sem fazer uma avaliação se realmente são bons para nós.
Muitos pais, educadores e demais segmentos da sociedade têm apoiado esta festividade, mesmo sem ter consciência do seu significado, promovendo-a e estimulando as crianças a vestirem-se de bruxinhas, vampiros, diabinhos, etc.
Igualmente, no meio jovem, tem crescido o número destas festas, sendo que o comércio aproveita o período para aumentar seus lucros, claro!
Mas, afinal, como isto surgiu?
Por volta do século VI, o Papa Gregório III instituiu, no dia 1º de novembro, a “Festa de todos os santos”. E como toda grande Festa, esta também tinha a sua vigília, ou seja, começava com uma Celebração no dia anterior.
Essa vigília, que no inglês antigo era chamada “All Hallow's Eve” (Vigília de Todos os Santos) passou depois pelas formas “All Hallowed Eve”, “Hallow Evening” (noite sagrada), “All Hallow Een”, “Hallowe’en” - até chegar à palavra atual “Halloween”.
Outro acontecimento que era celebrado na mesma data, mas totalmente diferente desta Festa cristã, originou-se com os Celtas, um povo pagão que habitou a região da Irlanda entre os anos 600 a 800 a.C.
Eles acreditavam que na noite do dia 31 de outubro - que marcava o final do verão e a última colheita do ano - os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus antigos lares e pedir comida. Além disso, os “druidas” - sacerdotes pagãos deles - invocavam o “deus da morte” para consultá-lo sobre o futuro, saúde, prosperidade, morte, etc.
Mesmo após a evangelização cristã deste povo, nem todos renunciaram aos costumes pagãos, a conversão não foi completa; e a coincidência cronológica das duas festas, fez com que se mesclassem. Assim, em vez de recordar os bons exemplos dos santos e orar pelos antepassados, enchia-se de superstições sobre a morte e os defuntos.
Mais tarde, alguns imigrantes irlandeses introduziram o “Halloween” nos Estados Unidos, onde aumentou cada vez mais a crença em bruxas, fantasmas, duendes, etc. E para ganhar simpatia, como sendo uma festa para crianças, juntou-se o costume de usarem fantasias de bruxinhas, de abóboras, etc., e o chamado “trick or treat” - para distribuição de doces.
Se analisarmos o modo como o “Halloween” é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha no início.
Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à “Festa de Finados” como à de “Todos os Santos”. O antigo costume anglo-saxão roubou o estrito sentido religioso, e por trás de algo aparentemente inofensivo, existe toda uma trama de retorno ao paganismo.
“Halloween” tornou-se uma celebração completamente contrária à mensagem cristã. E muitos jovens, por falta de informação, ou por estarem distantes da Palavra de Deus, acabam deixando-se enganar pela mentalidade ocultista que ronda estas Festas - muitas delas, “Festas Rave”- e acabam se envolvendo com seitas ocultas e satânicas.
Sabe-se que atualmente, muitos grupos satanistas e ocultistas tem o dia 31 de outubro por sua data mais importante, e realizam missas negras, e outras reuniões relacionadas com o mal e o ocultismo.
São Paulo já dizia: “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pela curiosidade de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas” (2Tm 4,3-4).
Diante de tudo isto é muito importante manter a firmeza da fé para saber lidar com estas situações, já que às vezes nas escolas é difícil escapar de tais festividades. Assim, faz-se necessário a iniciativa de buscar outras opções, que, não impedindo a possibilidade de diversão, estão de acordo com os valores que professamos.
E uma ótima opção para os jovens cristãos, é o chamado “Holywins - a santidade vence!”, um evento com muita música, louvor e adoração, que surgiu na França em 2002. Sua finalidade é retomar e assumir a celebração de “Todos os Santos” com seu real significado, exaltando os valores cristãos.
Vamos divulgar e promover o “Holywins” nas escolas, faculdades e em nossas Comunidades, festejando a vida e não a morte, pois quem festeja a morte vive nas trevas e nós cristãos devemos viver na luz; e essa luz é Jesus: "Eu sou a luz do mundo, quem vem a Mim não andarás nas trevas" (Jo 8, 12).
           Fontes:
-> www.holywins.com.br
-> http://blog.cancaonova.com/bemdahora/?s= holywins&search=Buscar
-> www.acidigital.com/controversia/halloween.htm
-> www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/53.htm
-> http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas


Nenhum comentário: