5 de outubro de 2012

Existe um Anjo Fiel ao teu lado



Quando criança aprendi uma oração da qual nunca esqueci, a ainda hoje a rezo todos os dias: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, governe, ilumine. Amém!” É uma oração tão conhecida que não há criança nem adulto que a ignore. Mas quem são os Anjos?
Os Anjos foram criados por DEUS para a Sua glória e Seu serviço antes de qualquer outra criatura, e foram criados em número quase infinito. São tão numerosos que não existe nomenclatura para determinar a sua quantidade. O Salmo 90, ao falar com combate que o homem terá de enfrentar contra os anjos decaídos, diz daquele que se puser sob a proteção do Altíssimo: “Cairão mil à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido”. Como todos os seres humanos estão em combate, esse número pode se referir a cada um de nós. E os anjos decaídos formavam apenas terça parte dos Anjos do Céu. Diz-se que se os anjos maus fossem opacos, a luz do sol poderia não chegar à terra, deixando-nos nas trevas.

Temos que agradecer ao SENHOR por todos os Seus benefícios. A começar pela criação. Pensando em mim, e antes mesmo que eu existisse, Ele já havia criado as miríades de Anjos para a Sua glória e Seu serviço, e para a nossa proteção. E destacou um desses espíritos angélicos para nos guardar, para me guardar, proteger e conduzir por todos os caminhos da minha vida, até eu chegar ao lugar que ele me preparou, ou seja, o céu: “Vou enviar o Meu Anjo adiante de ti para te proteger no caminho e te conduzir ao lugar que te preparei. Fica atento em sua presença e ouve tudo o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria a tua falta, porque o Meu Nome está nele. Mas se lhe obedeceres fielmente, se fizeres tudo o que ele te disser, serei o inimigo dos teus inimigos e o adversário dos teus adversários” (Gen 23, 20 - 22). “O Anjo do SENHOR acampa ao redor dos que O temem para libertá-los e salvá-los” (Sal 34, 8).
O mundo angélico está presente no mundo dos homens, no meu mundo.
Há tanta coisa a falar sobre isso! Fomos criados por DEUS, somos obra de Suas mãos, de Sua sabedoria e de Seu poder. Que felicidade! Fui criado pelo Amor, com amor, para amar. E o meu Anjo está sempre ao meu lado, para me lembrar o dever de agradecer, de amar, para me ensinar a amar! E eu quero ser obediente.
Só me resta louvar e agradecer a DEUS, como Daniel, e como o salmista: “Anjos do SENHOR, bendizei o SENHOR, louvai-O e exaltai-O eternamente” (Dn 3, 59). “Eu Vos louvarei de todo o coração, SENHOR, porque ouvistes as minhas palavras. Na presença dos Anjos eu Vos cantarei” (Sal 137, 1). “Louvai-O todos os seus anjos. Louvai-O todos os Seus exércitos” (Sal 148, 2).
Davi, o amigo de DEUS, tinha um coração verdadeiramente amante e agradecido. Só nos resta repetir com toda a vibração e calor o que ele disse nos seus Salmos.
Tomemos consciência dessas verdades tão consoladoras!
Para cada astro no céu, para cada país, cada cidade, DEUS designou um Anjo para a sua guarda e conservação. Da mesma forma, cada ser humano, desde Adão até o último que veio, vem e virá sobre a terra, tem o seu Anjo da guarda designado por DEUS. E esse Anjo acompanha o seu protegido desde o nascimento até à morte. É ele quem nos introduzirá à presença do SENHOR na hora de nossa morte.
Como está sua devoção ao seu Santo Anjo?
É hora de vivenciá-la com mais fervor.
Pe. Valeriano.
Frei Junípero da Santíssima Trindade, eremita

Nenhum comentário: