5 de outubro de 2012

Ano da Fé





Neste mês de outubro, o Papa Bento XVI dá início ao “Ano da Fé”. Este começará em 11 de outubro de 2012, no cinqüentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, em 24 de novembro de 2013. Na referida data de 11 de outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. O santo padre afirma que devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos.
Conhecemos a resposta de Jesus: “A obra de Deus é esta: crer nAquele que Ele enviou” (Jo 6, 29). Por isso, crer em Jesus Cristo é o caminho para se poder chegar definitivamente à salvação.
O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Na medida da sua livre disponibilidade, Bento XVI afirma que os pensamentos e os afetos, a mentalidade e o comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um intinerário jamais completamente terminado nesta vida. A “fé”, que atua pelo amor” (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda vida do homem.
Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de uma amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho, a fim de se tornarem discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Possa este Ano da Fé, diz o santo padre, tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só nEle temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro.
Estejamos atentos a cada dia em exercitar nossa fé para maior glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima,
César Mauad

Nenhum comentário: