28 de agosto de 2012

São Miguel - Guia do Povo Hebreu

Mont Sant Michel


Interior da Abadia - França




"No decurso da sua rápida aparição nas batalhas do empíreo, manifestou ele energia, dinamismo, zelo e solicitudes sem iguais, todo o fervor e amor de Deus. Não será diverso o seu procedimento na Terra, uma vez constituído guardião de um povo e, simultaneamente, árbitro do mundo, em nome do Soberano supremo.
    Não faltam na Escritura nem na história eclesiástica argumentos comprovativos, em particular na pessoa de São Miguel Arcanjo, que nesses documentos aparece sob a designação de guarda do Povo Hebreu.
    De fato diversos teólogos afirmam ter sido ele quem infligiu as dez pragas do Egito, bem como sob o aspecto de nuvem de fogo, quem milagrosamente conduziu o povo eleito através do Mar Vermelho.
    Lê-se em Daniel 12, 1 um ótimo testemunho referido a São Miguel, velando sobre o povo israelita: "Naquele tempo surgirá Miguel, o grande Príncipe, o protetor dos filhos do teu povo". Além disto, conforme alguns intérpretes das Escrituras, o mesmo Arcanjo teria transportado o profeta Habacuc da Judéia para a Babilônia; animando e auxiliando Josué contra os cananeus, por ocasião da tomada de Jericó. "Eu sou o chefe do exército do Senhor", disse o Arcanjo a Josué...
    Na qualidade de guardião do povo eleito, São Miguel defendeu também a religião dele. Quando, porém, com a vinda de Crista a Igreja sucede à Sinagoga, vemos o Arcanjo tomar sobre si a defesa da nova Igreja. Intervem na luta contra as hordas bárbaras que ameaçam subverter a ordem civil e religiosa da Europa cristã; extermina o flagelo da peste e derruba os déspotas..."

São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo: rogai por nós!
 Fonte: "Esta é a hora dos Anjos"
Imagem: Abadia de San Michel - França

Nenhum comentário: