30 de agosto de 2012

Mais sobre São Miguel...




Castel Sant' Ângelo
"Sabe-se pela história que o estandarte dos exércitos de Carlo Magno trazia gravada a imagem do Arcanjo e a divisa: "Ecce Michael, Prínceps Magnus. Venit in adjutorium mihi". _ "Eis que Miguel, o Grande Príncipe, acode em meu socorro". Segundo a tradição, esta divisa e a imagem comemoravam uma vitória alcançada pelos Saxões, graças ao Arcanjo: tendo-o o rei da Gália invocado, ele aparecera durante a batalha, montado num cavalo branco e sustentando um estandarte azul florido de lírios de ouro.
    Com o mesmo aspecto de guerreiro terrível e esplendente, é crença que apareceu ao lado de Santo Antônio de Lisboa, quando se atreveu ir à presença de Ezzelino da Romano a fim de o repreender pelas atrocidades e crimes, que o tornavam tristemente célebre. Há ainda prova do zelo e solicitude do Arcanjo São Miguel em favor dos cristãos: é o fato, absolutamente autêntico, da sua aparição sobre a Mole Adriana, em Roma, mais conhecida como Castel Sant' Ângelo.
    No ano de 590 da nossa era, uma terrível epidemia alastrou entre os romanos. Para pedir o termo do flagelo, o Sumo Pontífice Gregório Magno ordenou que se fizesse uma procissão de penitência. Com as ruas juncadas de cadáveres, a procissão percorreu a cidade, tendo à frente o Santo Padre, descalço e levando na mão uma imagem de Nossa Senhora. De súbito o cimo da Mole Adriana, onde ia chegando a procissão, inflamou-se. Era São Miguel Arcanjo. Viram-no fazer aquele gesto, que hoje admiramos na estátua de bronze erguida no próprio local, em memória do prodígio: o Arcanjo repõe a espada na bainha _ sinal de que a Virgem, vencida pelas súplicas dos fiéis, conseguiria de Deus o termo da peste."

Fonte: "Esta é a hora dos Anjos"
Imagem: Castel Sant' Ângelo _Apúlia - Itália

Nenhum comentário: