14 de agosto de 2012

Famílias indiferentes...



Há muitas famílias vivendo na indiferença religiosa, mesmo católicas, não conseguem viver publicamente a fé. Há certos pais que, sob pretexto de respeitar a liberdade dos filhos, deixam toda a sua família completamente à margem da vida cristã, como se isto não fosse essencial. Não frequentam uma comunidade cristã, raramente participam de uma celebração dominical; conversam com os filhos a respeito de tudo, menos da fé, da mensagem do Evangelho e de Jesus Cristo, único Caminho para o Pai e para uma vida verdadeiramente feliz. Estamos diante da família que exclui completamente a vida cristã de suas preocupações fundamentais, e ao mesmo tempo está desejosa do bem dos filhos. Mas como atingir este objetivo, deixando de fora a dimensão religiosa? A fé recebida no Batismo precisa ser cultivada ao longo da nossa vida, e nada melhor do que vivendo e participando da vida de uma comunidade cristã.
Estamos todos convencidos de que a família que se diz cristã precisa colocar sinais de fé na vida e no caminho dos filhos. Os filhos precisam perceber que seus pais são amigos de Deus. Belas imagens de Cristo e de Maria, ou um pequeno oratório em casa, podem ser sinais da busca de Deus. A leitura tranqüila e constante da Bíblia, especialmente do Novo Testamento, pode fazer com que a família cresça na vida cristã. A comemoração do Natal, da Páscoa e das festas religiosas, bem como, a participação nas celebrações dominicais seriam outras maneiras concretas de abrir o coração e a mente dos filhos para o belo universo da fé.
A Evangelização, hoje, em nível de família, não deve consistir tanto na transmissão de conhecimentos teóricos, mas, antes, no testemunho de vida, na participação consciente e ativa dos pais. O Papa Paulo VI já dizia: “O mundo de hoje escuta com mais facilidade as testemunhas do que os mestres e, quando, escuta os mestres é porque são testemunhas também”.
Pelo sacramento do matrimônio o casal é chamado a completar-se, a multiplicar-se e a santificar-se. O casamento é uma caminhada em direção a Deus, e cada um é chamado a ajudar na santificação do outro. E quando o casal cresce em santidade terá condições de ajudar os filhos a crescerem nesta mesma direção. O caminho para a família chegar à santidade é crescer como “Igreja Doméstica”, como “Pequena Igreja”. Isto é, tudo o que acontece na “Grande Igreja”, deve acontecer também na “Pequena Igreja”, que é a família de cada um. Aqui cabem algumas perguntas: Nossa família já se tornou o lugar do encontro com Deus? Lugar de crescimento no amor e na solidariedade em relação às famílias mais necessitadas? Lugar de oração e da partilha da Palavra de Deus?
Os pais são os primeiros responsáveis para que a família seja uma “Pequena Igreja”, porque são os primeiros catequistas e evangelizadores dos seus filhos. O Beato João Paulo II dizia: “A evangelização passa necessariamente pela família e, quando, a família amadurece na fé e abraça o Evangelho, torna-se comunidade que evangeliza”. São Paulo nos faz uma bela exortação: “Que a Palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza, para que possais instruir e aconselhar uns aos outros, com toda sabedoria” (Cl 3,16).
Para que a família possa crescer como “Igreja Doméstica”, apresento um pequeno programa de vida:
  • Participação dominical da Celebração Eucarística;
  • Identificar-se com a Palavra de Deus (acolher e praticar a Palavra);
  • Oração diária (família que reza unida, permanece unida);
  • Prática constante da caridade;
  • Revisão periódica da vida conjugal, familiar e espiritual;
  • Viver em comunidade, pois nela encontramos tudo o que precisamos para o cultivo da fé.
Um lembrete final: Quanto mais os esposos se aproximam de Deus, mais irão se aproximar um do outro! Faça a experiência e verá!

Pe. Narcizo Pires Franco
Capelão da Comunidade Sol de Deus

Nenhum comentário: