14 de agosto de 2012

A verdadeira fé




“Jesus se achava a beira do mar, quando um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, se apresentou, e, à sua vista, lançou-se-lhe aos pés, rogando-lhe com insistência: Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe-lhe as mãos para que se salve e viva” (Mc 5, 22).
“Enquanto ainda falava, chegou alguém da casa do chefe da sinagoga, anunciando: Tua filha morreu. Para que ainda incomodas o Mestre? Ouvindo Jesus a notícia que era transmitida, dirigiu-se ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente” (Mc 5, 35).
Quando vemos a maneira com que Jairo pediu a Jesus que curasse sua filha, percebemos claramente que ele tinha uma fé verdadeira no Cristo. Porém agora Jesus lhe pede uma fé ainda maior, uma fé capaz de resistir a qualquer dúvida e medo, capaz de não se render, nem mesmo diante da circunstância dolorosa e humanamente irremediável. Jesus pede que Jairo acredite nisso: que Ele, o Mestre, é aquele que pode dar novamente a vida, a plenitude da vida: “Não temas, crê somente”.
Também a nossa fé pode ser colocada em prova por uma dificuldade repentina, por um fato imprevisto que atrapalha os nossos projetos, por uma doença grave, pela duração excessiva de uma situação dolorosa. E também nós podemos ser influenciados por certas idéias, opiniões e propostas de soluções, por parte das pessoas que nos rodeiam, que nem sempre refletem a visão cristã das situações.
São estes os momentos em que, de acordo com a Palavra de Jesus, deveríamos continuar a ter fé. Um dos obstáculos que podemos enfrentar ao exercitar a nossa fé poderia ser a falta de perseverança, de confiança e de generosidade total.
É por isso que Deus permite que nossa fé enfrente situações difíceis. Ele quer purificá-la, quer ver se sabemos realmente abandonar-nos Nele, acreditando que o Seu amor é muito maior do que os nossos projetos, desejos e expectativas.
“Segurou a mão da menina e disse-lhe: Talita cumi, que quer dizer: Menina, ordeno-te, levanta-te! E imediatamente a menina se levantou e pôs a caminhar” (Mc 5, 41).
Se tivermos fé, experimentaremos, cada vez mais, que Jesus é a verdadeira plenitude da vida.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima.
César Mauad  _ Fundador e Coordenador da Comunidade Sol de Deus

Nenhum comentário: