4 de julho de 2012

Vocação à Santidade



Assim dirige São Paulo aos cristãos de Corinto: “Aos que foram santificados no Cristo Jesus, chamados a serem santos, junto como todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Cor 1,2). Todos os que crêem em Cristo, seja de que povo for, são efetivamente “chamados a ser santos”; o que, na linguagem do Apóstolo, significa sobretudo pertencerem, serem consagrados a Deus mediante o batismo e, portanto, em força desta consagração, tornaram-se pessoalmente santos.
Assim como a salvação, a santidade é oferecida a todos os homens e mulheres, sem excluir ninguém: “Sede santos, porque Eu, o Senhor teu Deus, sou santo” (Lv 19,2), havia dito Deus ao povo de Israel; e Jesus, usando outras palavras, afirmou a mesma coisa: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Estas palavras, não foram dirigidas pelo Senhor a um grupo escolhido e privilegiado; não as reservou apenas aos Apóstolos, mas pronunciou-as à multidão que o seguia. Ele, o Santo por excelência, veio santificar todos os homens e mulheres e a todos oferece, em abundância, os meios necessários, não só para a salvação, mas também para a santificação: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude” (Jo 10,10).
Ao longo dos séculos a Igreja não se cansa de repetir este ensinamento do Senhor. De modo particular, o Concílio Vaticano II reafirmou a “Vocação Universal à Santidade: Todos na Igreja, quer pertençam à hierarquia (bispos, sacerdotes, diáconos), quer sejam por ela dirigidos, são chamados à santidade... O Senhor Jesus, mestre e modelo divino de toda perfeição, a todos e a cada um dos seus discípulos, de qualquer condição, pregou a santidade de vida, de que Ele mesmo é o autor e consumador” ( LG 39 e 40). Não pode o ser humano encontrar em si mesmo recursos e forças para santificar-se; somente Deus é santo e somente Ele pode santificá-lo. O próprio Deus quer ser o santificador dos seus filhos e, em Jesus, mestre e modelo de santidade, oferece em  abundância, a cada ser humano, os meios para que se santifique.
Em outras palavras, a santidade não é uma opção, quero ou não quero ser santo, mas é uma obrigação, um dever! O verbo está no imperativo, portanto é uma ordem: “Sede santos”, “Sede perfeitos”. Isto é, a santidade não é privilégio para algumas pessoas, mas é um dever para todos.
Já que ser santo é um dever para todos os batizados, quais os meios que devemos buscar para o crescimento em santidade?
A prática constante da caridade;
Amor gratuito e universal;
Vida sacramental, especialmente a Eucaristia (“Sem mim nada podeis fazer”);
Identificar-se com a Palavra de Deus (acolher e praticá-la);
Docilidade à ação do Espírito Santo;
Profunda vida de oração, que brota do fundo do coração;
“Adoração ao Santíssimo Sacramento, fonte inesgotável de santidade” (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia, 10);
A alegria vivencial da própria vocação, através do cultivo da vida interior.
Que Deus nos conceda a graça da conversão diária, para que possamos crescer sempre mais em santidade, assim seja!
Pe Narcizo Franco _ Capelão da Comunidade Sol de Deus

Nenhum comentário: