4 de maio de 2012

O Sim de Maria




“Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). 


- O Santo padre, o papa Bento XVI na Solenidade da Anunciação de 2007, afirmou: “A anunciação foi um acontecimento humilde, escondido, ninguém o viu, só o presenciou Maria, mas ao mesmo tempo foi decisivo para a história da humanidade”. Assim, cada um que apadrinha um sacerdote ou um futuro sacerdote, faz uma ação que se torna decisiva para a história, ou seja, quando aceitamos o convite de DEUS (assim como Maria aceitou) nossa história pessoal muda para sempre, e muda também a do outro e do mundo! Tudo está interligado. (Ex. Jonas no navio).
- Por que o apadrinhamento sacerdotal em si é relacionado à Maria e ao seu sim? (Maria é modelo de todas as coisas boas) Porque ela é a Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote. Sua vida foi toda dedicada a Ele, e aos pés da Cruz, ela recebeu-nos como filhos e se tornou nossa Mãe, também Mãe da Igreja e especialmente dos sacerdotes.
- O “sim” de Maria, desde Nazaré até o Calvário, não foi um mar de flores, mas foi Cruz. Se Cristo afirmou: “Quem quiser Me seguir, tome a sua Cruz cada dia e siga-Me”, a Santíssima Virgem foi Sua primeira e fiel discípula, que carregou a sua cruz com amor e fidelidade até o fim.
- Precisamos dar o nosso “sim diário” no escondimento, no silêncio de Maria.
- Todo sacerdote tem uma coisa em comum! (...) A dignidade do “ser” sacerdote. A alma sacerdotal! Este selo indelével que uma vez marcado nele, o fará sacerdote eternamente... pra onde ele for, seja pro céu ou não.
- São Francisco, Santa Teresa d’Ávila, São Cura d’Ars, e vários outros santos afirmavam que, se encontrassem um Anjo e um sacerdote, primeiro saudaria o sacerdote, depois o Anjo. E assim afirmaram também todos os santos místicos que tiveram visões celestiais. Por isso o beijar a mão do sacerdote. As mãos ungidas abençoam o pão que será consagrado, dão a absolvição, batizam, ungem com óleo santo, etc. Como devemos zelar pela vida, e muito mais pela vocação e pela alma deles.
- O apadrinhamento é uma maternidade e paternidade espiritual, e requer toda a dedicação e responsabilidade dos padrinhos em relação ao afilhado.
- E nós que somos cristãos não pode ser diferente! Senão não somos cristãos! É preciso ao assumir um compromisso, qualquer um, mas principalmente relacionado às coisas de DEUS, é preciso cada dia, diante da cruz que se nos apresenta, renovar com amor e fidelidade o nosso “sim”. E para isso é preciso firmeza no cumprimento dos propósitos e coragem para testemunhar. (a palavra martírio significa testemunho).
- E o tempo do seminário é muitíssimo importante: é o tempo da sua formação e não só intelectual, mas também do amadurecimento na vida espiritual; uma nova porta aberta diante dele, de uma escolha definitiva (do aceitar o convite de Deus, de ser representante dEle na terra; de pastorear as almas; do celibato; de buscar a santidade; da obediência ao Bispo e à Igreja).
- Os 7 deveres da Maternidade e Paternidade espiritual:
1) Amor e dedicação: valorizar, ser amigo; acompanhar sua caminhada (mesmo que tenha que ser no escondimento – que o próprio sacerdote não saiba);
2) Fidelidade ao sim: renovar este sim diariamente; não esmorecer nos propósitos; se empenhar ainda mais quando ver o sacerdote desanimado, etc.
3) Zelo pela salvação da alma dele: Não bajular ou promover coisas que atrapalhem a sua vocação e o seu ministério.
4) Intercessão: Oração e principalmente adoração pelos sacerdotes (pedido muito pelo Santo Padre); oferecer por ele os sofrimentos de cada dia, em expiação; ou mesmo procurar fazer alguma penitência ou mortificação por ele (jejum por exemplo).
5) Silêncio de Maria: jamais falar mal dele ou de qualquer outro sacerdote; isso não ajuda em nada. Em vez disso, rezar, rezar, rezar; e se preciso fazer penitência, pedindo a DEUS a conversão dele. (Ex. Irmã Josefa Menendez, Santa Faustina, Beata Alexandrina, Santa Gemma Galgani, Santa Terezinha do Menino JESUS, etc.)
6) Amor e obediência à Igreja: não adianta ser pai ou mãe espiritual de um sacerdote, e desobedecer, criticar as normas da Igreja (do Magistério, do Santo Padre, do Bispo, do Pároco)
7) Testemunho: é preciso ser um cristão exemplo; buscar a santidade como JESUS pediu: “Sede perfeitos” (Mt 5, 48). Só podemos ser canais da Graça de DEUS para os nossos sacerdotes, se somos canais limpos, que deixam a Água da Graça passar.

Nenhum comentário: