1 de maio de 2012

Maria em nossa caminhada...


A Palavra de Deus nos fala do fim dos tempos. Um dia Jesus virá pela segunda vez para julgar vivos e mortos. Ninguém saberá quando será o dia e nem a hora. Esta incerteza nos convida a estarmos sempre preparados, a sermos vigilantes.
Maria, em nossa caminhada, é uma luz que ilumina a nossa vida cristã. Ela nos ensina a sermos vigilantes, procurando colocar em prática o duplo mandamento do amor, que é a expressão maior da vontade de Deus, a síntese das Sagradas Escrituras.
Certo dia, um mestre da Lei perguntou a Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Isto é, devemos amar a Deus plenamente e em todos os momentos de nossa vida. E sem que o mestre da Lei perguntasse, Ele acrescentou logo: “O segundo é semelhante a esse: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Toda Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.
Maria é uma luz em nossa caminhada, porque mais do que ninguém soube colocar em prática o duplo mandamento do amor. Ela é chamada pelo Anjo Gabriel a Cheia de Graça, como se esse fosse o seu verdadeiro nome. Isto é, alguém cheia de Deus, envolvida pela presença do Deus vivo. Alguém que amava a Deus profundamente. E, porque amava a Deus em profundidade, amava concretamente ao próximo. Era sensível e atenta às necessidades do outro. Podemos comprovar isso, pelo menos, em quatro momentos de sua vida; lembrando que nem tudo que Maria realizou foi registrado pelos evangelistas:
·         Na visita à Isabel;
·         Na intervenção nas Boda de Caná;
·         Na solidariedade a Jesus, junto à Cruz;
·         Antes de Pentecostes, quando acompanha os Apóstolos, sendo perseverante com eles na oração.
Por que Maria era tão sensível às necessidades do próximo? Porque, antes de tudo, amava a Deus acima de todas as coisas e em todos os momentos de sua vida. Era toda de Deus e muito humana, e muito humana porque toda de Deus. Assim o “termômetro” para constarmos se estamos amando ou não a Deus, é a nossa sensibilidade e atenção às necessidades do irmão. O contrário também é verdadeiro, isto é, quando diante dos problemas e sofrimentos das pessoas somos indiferentes é sinal de que amamos a Deus muito pouco ou até é provável que não O amamos como deveríamos amá-Lo.
Não existe no cristianismo nada mais importante do que amar. Foi só isso que Jesus Cristo pediu de nós: “Este é o meu mandamento: Amai uns aos outros como Eu vos amei!” Seremos julgados pela prática ou não deste mandamento (conf. Mt 25, 31-46).
Peçamos à Maria que venha caminhar sempre conosco para nos ensinar a colocar em prática o duplo mandamento do amor, para que, à sua semelhança, sejamos luz na caminhada de nossos irmãos e irmãs, para participarmos eternamente com ela das alegrias do céu.

Pe Narcizo Pires Franco
Capelão da Comunidade

Nenhum comentário: