18 de março de 2012

São José - Modelo dos Adoradores e Padrinho da Comunidade Sol de Deus

Eis enfim chegado o belo mês de São José. É preciso passá-lo bem. Meu maior desejo é que tenhais uma grande devoção a
São José. É necessário que,  já que nos consagramos por estado a honrar a adorável pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo vivendo entre nós, tenhamos uma devoção toda especial àqueles Santos que, pelos laços de sangue, de família, ou por outras circunstâncias, tiveram revelações mais íntimas a Ele.

    Procuraremos, pois, apresentar-vos em São José, o mais perfeito dos adoradores, e o modelo mais acabado da vida de adoração. Celebraremos esse mês, em primeiro lugar pela Santa Igreja e pelo Sumo Pontífice, cercado sempre de tantos inimigos; é uma justa homenagem de nossa gratidão pelo benefício que recebeu todo o orbe católico quando Sua Santidade Pio IX, tudo esperando de sua poderosa proteção, proclamou Sâo José padroeiro da Igreja universal.
    Fá-lo-emos, em segundo lugar, por nossa Pátria, a fim de que São José faça nela germinar a fé e as virtudes de seus antepassados e lhe conceda, acima de tudo, com abundância, o Pão da Vida que deve fazê-la reviver e salvá-la da penúria universal.
    E depois? Ah! depois de termos despertado o interesse de São José pela Igreja, pelo Papa e por nossa Pátria, será possível que ele se esqueça de nós?
    Abracemos com um só olhasr, tudo quanto foi São José. Será como uma visão de conjjunto, depois do que estudaremos em particular, cada uma de suas dignidades e virtudes. Aliás essa virtudes e grandezas são tais, que podemos estudá-las e repassá-las sempre, sem esgotar limites e sem esgotar a nossa admiração.
    Três magníficos florões brilham em sua coroa: sua dignidade, sua grande santidade e seu poder.
1°   Ele é o homem do Pai Eterno, seu represenstantes, sua sombra; do Eterno Pai recebeu um depósito sagrado:seu Filho adorável, a quem ele ama como a si mesmo, com infinito amor, e Maria a quem ele estremece entre todas as criaturas.
    É o chefe da Sagrada Família, dessa Trindade terrestre, tão semelhante à Trindade da Céu. Josué imperou ao Sol; mas eis aqui o verdadeiro Josué que detém e faz parar o quanto lhe apraz o Criador do Sol.
2°   São José, porém, é maior ainda pela santidade do que por suas dignidades. Recebeu os dons mais abundantes da santidade infusa: foi santificado desde o seio de sua mãe e recebeu antecipadamente e em grau elevadíssimo, todas as graças e favores divinos concedidos aos outros santos.
    Sua santidade adquirida em uma só frase, "Era justo", é o conjunto de todas as virtudes elevadas a um grau heróico.
    O Evangelho nos revela sua caridade, sua pureza, sua obediência perfeita, seu desvelado amor a Jesus, sua humildade, seu amor a vida simples e oculta; a meditação dos mistérios em que toma parte, faz descobrir nele a santidade mais sublime.
3°    Deus o revestiu de um poder correspondente à sua dignidade, o qual é a devida recompensa de sua grande santidade.
    Pelo Seu título de chefe da Sagrada Família, não só exerceu absoluta altoridade sobre a vontade de Jesus e Maria, mas esses lhe outorgaram todo o poder sobre os Seus Corações.

"São José - Modelo dos Adoradores"  de São Pedro Juliaõ Eymard


Nós, da Comunidade Sol de Deus, louvamos à Santíssima Trindade por nosso patrono São José. Hoje, neste dia tão especial para Igreja Universal e sobretudo para nós em particular, por ter-nos dado a São José esposo da Mãe de Deus e Pai Nutício de Nosso Senhor Jesus Cristo, como fiel intercessor.

                Solenidade de São José - 19 de Março
Deus que, em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o bem-aventurado José para esposo de Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos, nós Vo-lo pedimos, que venerando-o neste mundo como protetor, mereçamos tê-lo no Céu como intercessor, Vós que viveis e reinais pelas séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário: