30 de março de 2012

O homem encontra os Santos Anjos junto a Deus

"Quando o homem se aproxima de Deus, também se aproxima de todos os amigos e filhos de Deus, de Seus Anjos e Santos. Os santos Anjos estão inteiramente orientados para Deus. Eles rezam continuamente. O livro de Neemias diz: "Tu, Senhor, tu és o único!... A Ti adora o exército celestial" (Ne 9,6). No mais fundo do seu ser, os santos Anjos são adoradores de Deus, são inteiramente luminosos e resplandecentes por serem transparentes à Luz  incrida. Cada Anjo está, por assim dizer, "cheio de Deus". Cada um é luz, alegria e felicidade; é um sacrifício de amor a Deus; é fervoroso no amor entusiasmo.
     Os Anjos amam a Deus que ama. Mas, por si mesmos não querem fazer outra coisa senão rezar. Conhecem, amam e louvam a Deus com todas as suas forças. Só têm este pensamento: viver na felicidade de Deus, estar na sua presença e dar testemunho da"glória de Deus nas alturas". Sempre e em toda parte amam a Deus esta sua vida toda concentrada em Deus e, depois, querem amar também o que Ele ama.
    Na oração, eles partilham com os homens esta sua vida toda concentrada em Deus."

    Por uma vida reta e pela oração, o homem torna-se de tal modo semelhante aos Anjos que consegue uma harmoniosa união de vida com eles. Anjo e homem vivem então a sinfonia do amor humilde e do serviço alegre, da entrega agradecida e do louvor na adoração.Tornam-se cada vez mais "um" diante de Deus Trino e as suas vozes fundem-se num louvor uníssono. Tendo o homem uma vida justa e, mais ainda, uma vida de oração, sua alma com todas as suas necessidades, é levada pelos Anjos até o trono de Deus, até junto dos homens, os Anjos trazem consigo a bondade, a misericórdia e a onipotência Divinas. Por terem acesso ao Trono de Deus, os Anjos ajudam os homens a entrarem em união com Ele, cheios de confiança e de amor, e ainda os introduzem no Seu repouso pacífico e silencioso.
      Observemos que o Anjo não fala simplesmente de Deus, mas da "presença da glória de Deus"(Tb 3,16). Assim não pode, portanto, deixar de atrair o homem a esta comunhão no seu louvor a Deus. Veremos já, como numa sombra, que disse no tempo de Cristo, quando Ele se manifestou aos apóstolos no Monte Tobor, "foi transfigurado diante deles: Seu rosto brilhou como o sol e Suas roupas ficaram brancas como a luz"(Mt 17,1-2), e, nesse mesmo momento, também revelou-se a glória do Pai. De modo semelhante, os Anjos refletem a sua glória: " o Anjo do Senhor desceu do Céu...Sua aparência era como de um relâmpago e suas vestes, brancas como a neve"(Mt 28,2-3). Assim também, "os justos brilharão como sol no reino de Seu Pai"(Mt 13,43)..."


"Quem procura viver segundo a lei de Deus e O procura na oração, pode, mais facilmente, colaborar com os Santos Anjos e, portanto, receberá cada vez mais a sua ajuda espiritual.
     Se por uma vida intensa de oração aspiramos à união pessoal com os Anjos, podemos nós mesmos ser, com a ajuda deles "como anjos", para o próximo.
    Podemos ajudar a outras pessoas a saírem das trevas dste mundo e encontrarem a liberdade e a clarividência do Reino de Deus.
    Pela oração é possível ao homem ultrapassar os limites de toda a criação e entar em união com Deus infinito, com os Anjos e Santos."

"Tobias e Rafael- um homem e um Anjo" de Tittus K.
    

   


Nenhum comentário: