11 de fevereiro de 2011

É FÁCIL SER FELIZ!

Durante todo o ano de 2011, estaremos disponibilizando alguns dos maravilhosos artigos do nosso querido padre Valeriano.
 _____________________________
A primeira condição é manter a paz interior. Se o seu coração estiver oprimido e angustiado, procure a causa, e elimine-a. Se for preciso, faça uma boa confissão. Sem paz interior é impossível ser feliz.

Na medida do possível, deite e levante um pouco mais cedo. Roube de manhã pelo menos meia hora de seu sono, coloque-se na presença de DEUS e faça tranquilamente sua oração pessoal.

O trabalho, a empresa, os negócios, nos solicitam continuamente, e nos enche de preocupações. Se você não tomar cuidado, eles vão escravizá-lo.

Grave bem fundo no coração algumas frases de JESUS: “Busque em primeiro lugar o Reino de Deus, as coisas do alto. O resto virá por acréscimo” (conf. Mt 6, 33); “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” (Mt 16, 26); “Não podeis servir a DEUS e ao dinheiro” (Mt 6, 24).
Se você é rico, e tem que lidar com muito dinheiro, faça-o tanquilamente, sem preocupações e sem apego. 

Ore bastante. Ajude os pobres e necessitados e assim estará conquistando amigos que te receberão um dia nos tabernáculos eternos (conf. Lc 16, 9). É Palavra do SENHOR.

Nunca discuta com ninguém. Ceda a razão, mesmo que ela seja sua. O oponente não ficará em paz, enquanto não lhe devolvê-la; se não o fizer, ele nunca mais discutirá com você. A menos que seja um mau caráter.

Mantenha vivas as boas amizades. Dê um telefonema ou escreva uma carta para aquelas que há muito tempo estão silenciosas.

Dê uma palavra de estímulo e encorajamento a quem está vacilando.

Põe calor no seu “muito obrigado” até pelo menor obséquio que lhe façam.

“Keep smiling”. Sorria sempre. Não existe melhor quebra-gelo que um sorriso franco e sincero.

Sê sempre fiel à palavra dada, mesmo em juízo próprio.

Aprenda a perdoar... “Até 70 vezes 7” (Mt 18, 22), isto é, sempre, sempre, sempre...

Nunca contabilize as ofensas recebidas.

Sobretudo, ame. Cultive o amor. Impossível ser feliz quem não sabe amar. No seu lar, alimente com gestos e palavras o fogo do amor. Gestos e palavras na hora certa são verdadeiros gravetos que avivam esse fogo.

Por exemplo: nunca chame a esposa pelo nome, mas por “Meu amor”, “Meu bem”. E do mesmo modo os filhos: “Queridinho, queridinha” ou outros apelativos semelhantes. Com a esposa, use e abuse de frases com esta: “Eu te amo! Eu te amo!” E o mesmo faça a esposa com o marido...

No seus negócios seja escrupulosamente honesto: coloque-se no lugar do outro!

Meça suas palavras. Uma palavra boa, consola, anima, causa alegria. Uma palavra má contém veneno de morte. Em ‘São Mateus 12, 36’, o SENHOR disse: “No dia do juízo o homem terá de prestar contas até das palavras inúteis que tiver proferido durante a vida”. Leia o que diz São Tiago no capítulo 3 de sua carta.

E o conselho de ouro do ‘Eclesiástico 3, 20 - 22: “Quanto mais elevado fores, mais te deves humilhar em tudo, e perante DEUS acharás misericórdia; porque só a DEUS pertence a onipotência, e é pelos humildes que Ele é verdadeiramente honrado”.

Seja feliz, meu filho: ponha em prática estes conselhos de sabedoria. Escolha um ou dois por dia, e trabalhe ativamente em cima deles. JESUS te ama. E eu também.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei Fantástico este texto!!! Todos os que o leem deve compartilhar com o máximo de pessoas possíveis. É um guia simples e objetivo para quem almeja a Felicidade tendo em mente que só é possível obtê-la quando se coloca os propósitos de nossas vidas nas mãos de Jesus Cristo!!!