15 de janeiro de 2009

O que é adoração?

O que é a adoração Eucarística no mais profundo sentido da palavra?
 
São João, no livro do Apocalipse, nos faz contemplar a Liturgia Celeste, ou seja, como ele viu os Santos Anjos e todos os Bem-Aventurados do Céu adorarem e servirem a DEUS:
 
“Não cessavam de clamar dia e noite: Santo! Santo! Santo! É o SENHOR DEUS, o Dominador... inclinavam-se profundamente diante dAquele que estava no trono e prostravam-se diante dAquele que vive pelos séculos dos séculos... prostravam-se e adoravam” (Apoc 4, 8.10; 5, 14).
 
Isaías também relata a experiência que teve quando lhe foi revelada a glória de DEUS:
 
“... eu vi o SENHOR sentado num trono muito elevado; as franjas de Seu manto enchiam o templo. Os Serafins se mantinham junto dEle. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo! Santo! Santo é o SENHOR DEUS do universo! A terra inteira proclama a Sua glória! A este brado as portas estremeceram em seus gonzos e a casa, encheu-se de fumo. Ai de mim, gritava eu. Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos exércitos!” (Is 6, 1 - 5).
 
Esta realidade espiritual da glória de DEUS, como a viu São João ou o profeta Isaías, para nós está velada, ou seja, escondida sob o véu das espécies do pão e do vinho.
 
De fato, não estamos diante de uma ‘coisa’ que ‘simboliza’ DEUS. É o próprio DEUS que está ali. É algo tão grandioso e terrível que não resistiríamos se O víssemos sem este ‘véu’ que esconde Sua Onipotência; pois ‘qual é o mortal que pode aproximar-se de DEUS e permanecer ainda vivo?’ (conf. Dt 5, 26).
 
 “É diante deste Sacramento que nossa fé se ilumina, pois os sentidos não podem alcançá-lo. Já Santo Tomás advertia que o olhar, o gosto, o tato, tudo falha diante deste mistério. O único sentido que nos testemunha a verdade da presença real do SENHOR sob os véus eucarísticos é a audição, pela qual ‘ouvimos a palavra do SENHOR’: ‘Isto é o Meu Corpo’. Não nos é permitido duvidar da palavra de JESUS, que o Evangelho registra para nos firmar na fé. Não há verdade mais sólida do que a palavra do Mestre...” (Dom Benedito de Ulhôa Vieira).
continua...
Obs.: Imagem: 'Virgílio' leva 'Dante'  para ver a Milícia Celeste (os Santos Anjos do Paraíso) adorando a Santíssima Trindade. - Do livro: A Divina Comédia: O Paraíso; de Dante Alighieri.

Nenhum comentário: