1 de outubro de 2007

Ser um Voluntário!

Considera-se serviço voluntário... a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”. Assim se expressa o artigo 1º da Lei do Voluntariado. Mas para nós, ser voluntário é muito mais do que uma função civil, é viver intensamente o amor ao próximo.

Aqui na Comunidade Sol de DEUS, temos a alegria de contar com vários voluntários: membros da Comunidade de Aliança, amigos... Pessoas que acreditam nesta Obra, e doam seu tempo, disposição e alegria para ajudar em diversas atividades, como: limpeza das capelas; padaria; bazar; arrecadação de doações; atendimento de telefone, etc..

O Papa Bento XVI, pediu - em seu discurso na Itália, no ‘Encontro com os Voluntários’ - que esses sejam sempre mais ‘ícones viventes do Bom Samaritano’. Disse ainda: “Queridos amigos!... Quando uma pessoa não se limita a fazer apenas o seu dever na profissão e na família, mas compro-mete-se pelos outros, seu coração se expande. Quem ama e serve gratui-tamente o outro como próximo, vive e age segundo o Evangelho e participa da missão da Igreja, que sempre olha para a pessoa como um todo e quer fazê-la sentir o amor de Deus”.

Queridos voluntários e voluntárias, a Igreja e o Papa apoiam o seu serviço valioso. A Virgem Maria, que vai ‘às pressas’ ao encontro da prima Isabel para ajudá-la (cf. Lc 1, 39), seja o vosso modelo. Embora vos confio à intercessão de vosso padroeiro, São Pio de Pietrelcina, asseguro minhas recordações na oração e, com afeto, concedo-vos a vós e vosso entes queridos a Bênção Apostólica”.

Podemos dizer - junto com o santo padre - a todos os voluntários, e aos que durante estes 16 anos nos ajudaram de diversas maneiras: “Obrigado por aquilo que fizestes e, sobretudo pelo amor com que o realizastes. Obrigado pelo exemplo que oferecestes”.