11 de março de 2015

“Fortalecidos no Tempo Quaresmal”


Imediatamente depois do Seu Batismo por João no Rio Jordão, os Evangelhos falam de um tempo de solidão de Jesus no deserto. “Levado pelo Espírito ao deserto, Jesus fica ali quarenta dias sem comer, vive com os animais selvagens e os Anjos o servem”. No final dessa permanência, Satanás o tenta por três vezes, procurando questionar sua atitude filial para com Deus. Jesus rechaça esses ataques que recapitulam as tentações de Adão no Paraíso e do povo de Israel no deserto, e o diabo afasta-se Dele “até o tempo oportuno” (Lc 4,13).
A tentação de Jesus manifesta a maneira que o Filho de Deus tem de ser Messias. É o oposto do que Lhe propõe satanás e que os homens desejam atribuir-lhe. Foi assim que o Cristo venceu o tentador por nós: “Pois não temos um sumo sacerdote incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15).
“A Igreja associa-se cada ano, através dos quarenta dias da grande quaresma, ao mistério de Jesus no deserto” (CIC 540).
A batalha que Jesus Cristo travou no deserto nos leva a refletir na nossa batalha de cada dia.
Quaresma é um tempo de luta mais intensa contra os nossos inúmeros inimigos: o egoísmo, a preguiça, os prazeres desordenados, a inveja, a falta de perdão, a falta de solidariedade, a impureza, etc.
No tempo quaresmal temos uma grande oportunidade de abster o nosso interior para vivermos melhor o nosso Cristianismo.
Com o coração voltado para Nosso Senhor Jesus Cristo e alimentados com os Sacramentos, a Palavra de Deus e a Oração, possamos sair do “deserto” vitoriosos e fortalecidos para contribuirmos cada vez mais com a construção do Reino de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima

César

Nenhum comentário: