26 de junho de 2014

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



Nossa Senhora sob este título, é de grande significado para a Comunidade Sol de Deus, que a venera com amor e respeito, como Intercessora e Mestra, recorrendo a ela nos momentos em que o Socorro Divino se faz necessário. Ela é a Mãe do Perpétuo Socorro, que é Jesus.
 Está representada no quadro belíssimo que se encontra na Capela da Divina Misericórdia. Neste mês comemoramos o seu dia. Vamos conhecer  a mensagem que este quadro nos revela.
Pouco se sabe a respeito da autoria artística do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, apesar de conhecidíssimo pelos católicos do mundo inteiro.  Segundo especialistas, há forte indício que o artista seja grego, pois as inscrições estão neste idioma. Esta pintura deve ter sido executada no período compreendido entre os séculos XIII e XIV.
A estampa expressa símbolos altamente significativos da fé: devoção Mariana, Nascimento, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A figura do Menino Jesus remonta o seu divino Nascimento.  Ao mesmo tempo, a atitude do Menino diante da visão aterradora, O transporta à mesma sensação que iria sentir no Horto das Oliveiras. Busca Ele, no colo de Maria, Sua Mãe, socorro, proteção, consolo e segurança.  Este é o ângulo do espectador em relação ao quadro. Um segundo ângulo, porém, do quadro para o espectador, ou de Maria para a humanidade, traduz um significado tão profundo quanto o primeiro:  Maria se coloca como referência diante dos nossos pecados, intercedendo por nós junto a Jesus. Diante dos nossos sofrimentos, Ela é o nosso colo, nossa segurança, nosso Perpétuo Socorro. A riqueza de informações atinge extrema magnitude. Deve ser mesmo reprodução de um quadro de São Lucas,  pois quase não dá para conceber como tantas informações possam caber em tão pouco espaço: 1) Parte superior - iniciais em grego para "Mãe de Deus";  2) Auréola - colocada em 1867 a pedido do Vaticano pelos milagres atribuídos a Ela;  3) Estrela no Véu - Ela, a Estrela do Mar, que traz a Luz  ao mundo e a Luz que nos conduz ao porto Seguro da Eternidade; 4) Inicial em grego sobre o arcanjo Miguel - que apresenta a lança,  a esponja e o cálice da Paixão; 5) Inicial  em grego sobre o arcanjo Gabriel - que apresenta a Cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus; 6) Os olhos de Maria - grandes e voltados para nossas necessidades; 7) A boca pequena de Maria - recolhimento e o silêncio;  8) Iniciais gregas acima do Menino, que significa "Jesus Cristo". 9)  Túnica Vermelha - distintivo das virgens no tempo de Nossa Senhora;  10) De mão dada com o Menino - Mão de consolo de Maria, significando também sua intercessão em favor dos homens; 11) Manto azul escuro - Maternidade e Virgindade de Maria; 12) Mão esquerda de Maria - apoio e sustento à humanidade; 13) Fundo Amarelo - representa o ouro, simbolizando a glória do Paraíso;  14) Sandália caída - nosso consolo ante as dificuldades e atropelos da vida.  
  Segundo tradições orientais,o quadro, uma pintura em estilo bizantino,  é uma reprodução de uma pintura feita por São Lucas, que além de escritor, era também pintor.
Memória Litúrgica: dia 27 de junho

Nenhum comentário: