14 de agosto de 2013

O que significa "in persona Christi"



Neste mês das vocações, vamos conhecer através deste artigo um pouco mais sobre o Sacerdote, para que conhecendo possamos amar e rezar por aqueles que são os escolhidos de Deus.
“A expressão ‘in persona Christi’ quer dizer, literalmente, na pessoa de Cristo e só pode ser atribuída aos sacerdotes e ministros ordenados. Ela significa que quando o sacerdote age, ele o faz na pessoa de Cristo, ou seja, não é ele quem está agindo, mas Cristo. Um sacerdote é aquele que une Deus e o ser humano. Existe um abismo entre Deus infinito, santo, onipotente, incorruptível, imutável, eterno etc., e os seres humanos que são exatamente o contrário: finitos, miseráveis, mutáveis, mortais, etc., assim, como é que se vai para Deus? É preciso uma ponte que una os dois lados desse abismo. É necessário um pontífice. A Carta aos Hebreus, ao explicar o sacerdócio, começa ensinando que os anjos são sacerdotes, pois trazem mensagens de Deus, como por exemplo o anjo Gabriel que falou com Maria, o anjo Rafael, com Tobias. Os anjos também levam as orações para o céu. Eles são, portanto, sacerdotes, pois realizam a ponte entre Deus e o homem. Eles são como aqueles anjos descritos por Jacó, no sonho que teve em Betel, no qual subiam e desciam uma escadaria.No início do Evangelho de São João, Jesus diz a Natanael: ‘você ficou impressionado porque eu disse que vi você embaixo da figueira, você verá o Filho do Homem e os anjos subindo e descendo sobre ele.’ (cf. Jo 1, 51). Ora, o que Jesus está dizendo é que Ele é a ponte, Ele é o pontífice. Ele é, portanto, o verdadeiro e sumo Sacerdote. Como tal, só Ele é capaz de unir Deus ao homem. Isso ocorre justamente porque Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, numa só Pessoa.A união entre a natureza humana e a natureza divina, em Jesus Cristo, é chamada de união hipostática. Na pessoa de Cristo, céu e terra se unem. Os sacerdotes, na Igreja Católica, participam dessa união hipostática, pois representam a pessoa que une o céu e a terra. In persona Christi. Ele é a personificação de Cristo.Todos os sacramentos possuem um ‘símbolo’ próprio. No Batismo é a água que simboliza o Espírito Santo derramado. Na Eucaristia, o pão e o vinho, os quais simbolizam (e de fato, são) o Corpo e o Sangue derramados. E na Ordem? É o homem ordenado. Aquela pessoa, do sexo masculino simboliza o Cristo Encarnado que se fez homem. O Espírito Santo é derramado sobre ele e lhe confere uma especial união com Cristo, a qual permite que ele aja como a pessoa de Cristo. É Cristo quem age, o homem é apenas um instrumento. Quem absolve é Cristo, quem consagra é Cristo, por meio do sacerdote. O sujeito da ação é Cristo, a divina pessoa na qual céu e terra estão unidos.”

                                                                                                                                        padrepauloricardo.org

Revelações de Jesus  a Mutter Vogel
“Nunca se deve censurar o sacerdote, até quando se pensa que é culpado de algum erro”. Ao contrário, deve-se rezar por ele e fazer penitência para que Eu lhe devolva a minha graça. Somente o sacerdote é quem Me representa. Assim o é. Até quando ele não vive segundo Meu exemplo. (29.06.1929).
Quando um sacerdote cai, devemos estender-lhe a mão em auxílio. Através da oração, e não por meio de censura! Eu mesmo serei seu Juiz. Somente Eu, e ninguém mais! O que censura um sacerdote, o faz a Mim também. Filha minha, nunca permita que se ataque um sacerdote. Defenda-o sempre.
 Minha filha, nunca julgue a seu confesssor. Antes, reze muito por ele e ofereça a Santa Comunhão em sua intenção a cada quinta, mediante as mãos de Minha Mãe Santíssima. Já não voltes a aceitar nenhuma palavra contra um sacerdote e não volte a pronunciar palavras ásperas contra eles, ainda que fosse correto! Cada sacerdote é Meu representante, e Meu Coração se sente triste e ofendido com tal insulto! Quando escutar algum juízo contra o sacerdote, reze uma Ave-Maria por ele.
Se  vês um sacerdote celebrar a Santa Missa indignamente, não diga nada a ninguém, mas, conte a Mim somente! No Altar, eu estou junto dele, Eu estou ao seu lado. Ó, há que rezar muito por Meus sacerdotes! Para que amem a pureza acima de todas as coisas e para que celebrem o Santo Sacrifício da Missa com mãos puras e corações castos. Certamente, o Santo Sacrifício permanece igual, até quando se é celebrado por um sacerdote indigno. Mas, as graças derramadas sobre o povo não serão iguais.”!
“Pelo amor do Imaculado Coração de Maria, dai-nos Santos Sacerdotes, ó Jesus!
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=7fd47d940b&view=pt&search...

                                                                                                                                    

Nenhum comentário: