18 de dezembro de 2012

Exercício da Caridade




O amor é o centro da vida cristã e deve apresentar um crescimento constante para que não esmoreça e se apague.
Não basta apenas entender o mandamento do amor ao próximo e nem mesmo ter experimentado de modo entusiástico os seus impulsos. É necessário fazê-lo crescer, mantendo-o sempre vivo, ativo, operante. Isso acontecerá se soubermos aproveitar, com sempre maior prontidão e generosidade, as muitas ocasiões que a vida nos oferece todos os dias.
“Que o Senhor faça crescer e aumentar em vós o amor mútuo e o amor para com todos” (I Ts 3, 12).
Existe um perigo constante do individualismo e a superficialidade podendo um cristão se acomodar numa vida organizada e tranquila, mas fechada em si mesma.
Devemos sinceramente amar os irmãos na fé e, ao mesmo tempo, ir ao encontro de todos, sensibilizar-nos com os problemas e as necessidades de todos que cruzam os nossos caminhos. É característica da caridade saber acolher qualquer pessoa, lançar pontes, ressaltando o que há de positivo e unindo-se nos próprios desejos e esforços de realizar o bem, com todos aqueles que demonstram possuir boa vontade.
Saibamos ultrapassar as medidas medíocres e todas as barreiras provenientes do nosso sutil egoísmo. Sejamos tolerantes, pacientes, disponíveis para servir, misericordiosos diante das faltas verdadeiras ou supostas do nosso próximo e partilhemos os nossos bens materiais e espirituais.
Façamos então o exercício da caridade neste tempo do Advento para que no Natal, possamos manifestar nossa fé em Jesus Cristo e amarmos a todos os irmãos e irmãs sem distinção.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima,
César Mauad
Fundador e Coordenador

Nenhum comentário: