27 de novembro de 2012

Com que roupa eu vou?





Nossa Senhora, através do Movimento sacerdotal Mariano alertou sobre a dessacralização do templo santo de Deus.
Se prestarmos atenção vemos que iniciou esta profecia.
Primeiro há uma falta de amor, zelo, respeito e temor à presença real de Jesus Eucarístico. Com tristeza no coração presenciei inúmeras vezes, os próprios ministros da Eucaristia, tocar o corpo e sangue de Cristo como se fosse qualquer coisa, “objetos”, sem a reverência e o temor necessário para tal elevado serviço.
Outro aspecto desta dessacralização tenho percebido nas Santas Missas, no uso inadequado das roupas. Porque na Igreja vamos vestidos de qualquer maneira? Há pessoas que pensam que roupa de academia também serve para Igreja. Por acaso vamos fazer exercícios físicos de saia longa ou calça jeans? Então porque temos que ir de “Legging” na Santa Missa?
Se alguém vai a uma audiência com um Juiz, ou com o prefeito da cidade, não procura vestir-se com elegância e bom gosto? Mas quando vamos encontrar com o Senhor, O Rei , presenciar o grande sacrifício da cruz, estamos tão alheios e indiferentes...
O sagrado está sendo profanado.
O sagrado está sendo profanado também em nossos corpos, quando vestimos inadequadamente. O Beato João Paulo II , procurou em um dos seus inúmeros estudos aprofundar sobre o grande mistério em que o corpo humano está inserido. “Estudando o corpo humano – não como um organismo biológico e sim como uma teologia, como estudo de Deus. Ele dizia que o corpo não é divino, mas é sinal do mistério divino.
Ele afirma que o corpo é belo, bom, é um sacramento, ou seja, torna visível o mistério invisível de Deus, retrata nele a própria Trindade, e que nunca chegaremos a apreciar suficientemente o corpo, pois somos incapazes de avaliar toda a sua bondade (cf, teologia do corpo, p 22 24.)
O que fazer então.
Amar a Jesus Eucarístico, reparar todas as ofensas com que Ele é ofendido.
Revestir meu corpo com roupas que retratem este mistério escondido em vasos de barro.
Nossa Senhora da Pureza! Rogai por nós.

- West, Christopher. Teologia do corpo para principiantes. Uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II.Editora Myrian, Porto Alegre, 2008.


Luciana Ferreira - Logoterapeuta e Membro da Comunidade Sol de Deus

Nenhum comentário: