24 de maio de 2012

O Grande Desconhecido

   " Ao narrarem aqueles acontecimentos do dia de Pentecostes, em que o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo sobre os discípulos de Nosso Senhor, os Atos dos Apóstolos fazem-nos assistir à grande manifestação do poder de Deus com a Igreja iniciou a sua caminhada entre as nações. A vitória que Cristo _ pela sua obediência, pela Sua imolação na Cruz e pela Sua Ressurreição _ havia obtido sobre a morte e o pecado, revelou-se então em todo o Seu Divino esplendor.
     Os discípulos, que já eram testemunhas da glória do Ressuscitado, experimentam agora a força do Espírito Santo: suas inteligências e seus corações abrem-se a uma nova luz. Tinham seguido Cristo e acolhido com fé os Seus ensinamentos, mas nem sempre haviam conseguido penetrar totalmente o seu sentido: era necessário que chegasse o Espírito da Verdade para lhes fazer compreender todas as coisas. Saibam que só em Jesus podiam encontrar palavras de Vida Eterna, e estavam dispostos a segui-Lo e dar a vida por Ele; mas eram fracos e, quando chegou a hora da prova, fugiram, deixaram-No só. No dia de Pentecostes, tudo isso passou: o Espírito Santo, que é espírito de fortaleza, tornou-os firmes , seguros, audazes."
    A palavra dos Apóstolos ressoa agora com energia e ímpeto pelas ruas praças de Jerusalém.
    Os homens e mulheres que tinham afluído das mais diversas regiões e povoavam naqueles dias a cidade, escutavam assombrados. Partos, medos e elamitas, e os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e a Líbia vizinha de Cirene, e os que vieram de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretesnses e árabes, todos ouvimos falar das maravilhas de Deus em nossas próprias línguas... O mesmo Espírito Santo que atuava nos discípulos do Senhor tocou-lhes também o coração e conduziu-os à  fé.
    Conta-nos São Lucas que, depois de São Pedro ter falado, proclamado a ressurreição de Cristo, muitos dos que o rodeavam se aproximaram perguntando: O que devemos fazer, irmãos? O Apóstolo respondeu: fazei penitência e seja batizado cada um de vós em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
    A vinda solene do Espírito Santo no dia de Pentecostes não foi acontecimento isolado. Não há quase nenhuma página nos Atos dos Apóstolos em que não se fale Dele e da ação com que guia, dirige e anima a vida e as obras da primitiva comunidade cristã: é Ele que inspira a pregação de São Pedro, quem confirma os discípulos na fé, quem sela com a Sua presença a chamada dirigida aos gentios, quem envia Saulo e Barnabé a terras distantes para abrirem novos caminhos à Doutrina de Jesus. Numa palavra, sua presença e Sua ação dominam tudo."

São Josemaria Escrivá

Preparemo-nos,  pois,  para esta grande Solenidade, que a Igreja celebra no próximo domingo. 

O Espírito Santo virá!!!

Nenhum comentário: